Mapa Suleado

Primeiramente, saudações a todos que estão a ver nosso trabalho. O trabalho que foi-nos atribuido, era o de fazer um mapa suleado cinematicamente correto para observadores do hemisfério sul. Optamos por fazer um mapa do Brasil ( Brasil Político) constando com: a divisão em regiões, legenda, nome dos estados, rosa dos ventos escala.

Mapas são elaborados de acordo com um referencial. Sendo representações 2D de um mundo real 3D, é fato que perde-se em precisão e torna-se um conceito confuso, uma vez que ensinado de forma errada. Como fomos colonizados pelos Portugueses, o padrão que utilizamos é o padrão europeu de cartografia marítima, no qual a estrela polar determina o “Norte”. Um mapa suleado, trata-se de um mapa orientado pelo sul. No caso do Brasil, o usual seria por exemplo: um mapa orientado pelo cruzeiro do sul como referencia, sendo assim um mapa suleado!

Orientamos o mapa tendo como referencial o estado do Rio Grande do Sul. O mapa foi feito todo a mão por meio de papel manteiga e papel carbono e a imagem original dele foi retirada do atlas geográfico do IBGE – 2° edição ( 2004), restando apenas sulea-lo e colocar a rosa-dos-ventos – trabalho que foi possível de realizar devido as explicações dadas em aula pelo Professor Sérgio.

Apesar de ter sido um trabalho simples e fácil, mostrou-se um pouco trabalhoso tendo em vista que foi feito a mão e um tanto quanto cansativo e frustante pois o blog ofereceu dificuldades para a postagem do trabalho.

Concluimos que tudo depende do referencial adotado e de que conhecemos os mundo por essa visão europeia, pois assim fomos “adestrados”, uma vez que assim é usado por convenção devido ao dominio dos Países do Hemisfério Norte.

Componentes : Vanessa Cavalcanti nº 32

Turma : 2104    Lawrence Fernandes nº 18

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.