Mini – Roteiro Experimental

 

Colégio Pedro II – Unidade Centro
Componentes:
Daniele Ximenes
Elena Gelli
Marcela Oliveira
Thammirez Donadia
Turma: 2108 1° ano do ensino médio – 2009

Conceitos Teóricos:
1° Lei de Newton -> Um corpo permanece e repouso ou em movimento retilineo uniforme se não houver nenhuma força atuando sobre ele. EF=0
2° Lei de Newton -> Define a grandeza “Força” como sendo proporcional à massa do corpo e a variação da velocidade no tempo. EF=ma
3° Lei de Newton -> Se um corpo A exerce uma força sobre um corpo B,este exerce uma força de mesma intensidade e direção,mas de sentido contrário sobre o corpo A. Ação e reação. F12=F21.

Força de Atrito -> É uma força que só responde a uma solicitação de uma outra força. A força de atrito é sempre contrária ao movimento relativo entre duas superfícies. A força (coeficiente de atrito) depende da superfíce.


I) Materiais a serem utilizados:

– 2 blocos de massas diferentes
– 1 superficie plana (mesa)
– 1 roldana
– 1 rolo de barbante (fio ou corda)
– Cronometro
– Balança
– Fita Metrica (trena ou regua)
– Calculadora

II) Procedimentos:

Primeiro, utilizaremos a balança para pesar e assim determinar as massas dos diferentes dois blocos. Após isso, posicionaremos a roldana, ja com os blocos neste devidamente amarrados ao barbante, e colocaremos na mesa. Mantendo-os em equelibrio, até o inicio do experimento, o bloco com maior massa ficara apoiado a mesa e o de menor massa pendurado pela roldana.

III) As variaveis e como serão medidas:

O peso será medido utilizando a balança (para os dois corpos). A distância percorrida pelo bloco B, até o bloco A encostar no chão será determinadacom uma fita métrica (ou afins). Com isso, subtraimos o valor de x de h e obtemos a distância percorrida (deslocamento). O cronometrô será usado para determinar o tempo que o bloco A toca no chão, enquanto o bloco B se move.

– Coeficiente de atrito: o tempo, determinado pelo cronometro, não será considerado, pois a resolução e desenvolvimento do experimento nao é em função do tempo. As incertezas de distância e peso serão consideradas, e portanto calculadas. (fita métrica e balança)

IV) Procedimentos para efetuar as medidas:

Iremos medir a distância do bloco A até o chão, com uma fita métrica (ou afins). Com a roldana, e os blocos em suas devidas posições, começamos então o experimento. Acionaremos o cronômetro logo após soltarmos o bloco A ( em equilibrio, saindo do repouso). Quando, por fim, o bloco A tocar o chão, anotaremos o tempo e mediremos a distância percorrida pelo bloco B. Ao final, calcularemos a aceleração a partir da fórmula: a= (ma – µkmb)/(ma + mb) . g

* Calcular o µ cinético:

µ= mA.h/ (mA + mB) x + mB.h


Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.