Mini – Roteiro Experimental

 

Colégio Pedro II – Unidade Centro
Componentes:
Daniele Ximenes
Elena Gelli
Marcela Oliveira
Thammirez Donadia
Turma: 2108 1° ano do ensino médio – 2009

Conceitos Teóricos:
1° Lei de Newton -> Um corpo permanece e repouso ou em movimento retilineo uniforme se não houver nenhuma força atuando sobre ele. EF=0
2° Lei de Newton -> Define a grandeza “Força” como sendo proporcional à massa do corpo e a variação da velocidade no tempo. EF=ma
3° Lei de Newton -> Se um corpo A exerce uma força sobre um corpo B,este exerce uma força de mesma intensidade e direção,mas de sentido contrário sobre o corpo A. Ação e reação. F12=F21.

Força de Atrito -> É uma força que só responde a uma solicitação de uma outra força. A força de atrito é sempre contrária ao movimento relativo entre duas superfícies. A força (coeficiente de atrito) depende da superfíce.


I) Materiais a serem utilizados:

– 2 blocos de massas diferentes
– 1 superficie plana (mesa)
– 1 roldana
– 1 rolo de barbante (fio ou corda)
– Cronometro
– Balança
– Fita Metrica (trena ou regua)
– Calculadora

II) Procedimentos:

Primeiro, utilizaremos a balança para pesar e assim determinar as massas dos diferentes dois blocos. Após isso, posicionaremos a roldana, ja com os blocos neste devidamente amarrados ao barbante, e colocaremos na mesa. Mantendo-os em equelibrio, até o inicio do experimento, o bloco com maior massa ficara apoiado a mesa e o de menor massa pendurado pela roldana.

III) As variaveis e como serão medidas:

O peso será medido utilizando a balança (para os dois corpos). A distância percorrida pelo bloco B, até o bloco A encostar no chão será determinadacom uma fita métrica (ou afins). Com isso, subtraimos o valor de x de h e obtemos a distância percorrida (deslocamento). O cronometrô será usado para determinar o tempo que o bloco A toca no chão, enquanto o bloco B se move.

– Coeficiente de atrito: o tempo, determinado pelo cronometro, não será considerado, pois a resolução e desenvolvimento do experimento nao é em função do tempo. As incertezas de distância e peso serão consideradas, e portanto calculadas. (fita métrica e balança)

IV) Procedimentos para efetuar as medidas:

Iremos medir a distância do bloco A até o chão, com uma fita métrica (ou afins). Com a roldana, e os blocos em suas devidas posições, começamos então o experimento. Acionaremos o cronômetro logo após soltarmos o bloco A ( em equilibrio, saindo do repouso). Quando, por fim, o bloco A tocar o chão, anotaremos o tempo e mediremos a distância percorrida pelo bloco B. Ao final, calcularemos a aceleração a partir da fórmula: a= (ma – µkmb)/(ma + mb) . g

* Calcular o µ cinético:

µ= mA.h/ (mA + mB) x + mB.h


Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)