Movimento Circular (curva)

Trabalho de Física – Individual

Fernanda Braga de Oliveira

n°11

T: 2104

Como os automóveis fazem curva?

Consideremos um automóvel em movimento numa estrada plana e horizontal, para que ele possa descrever um movimento circular uniforme (curva) é necessário que esteja atuando sobre ele uma força, de modo que faça com que ele mude de posição, pois se isso não ocorrer o automóvel continuará a exercer o movimento retilíneo uniforme, e o carro então seguirá em linha reta provocando um acidente.

A força existente é chamada de força centrípeta e está atuando no automóvel. É ela a responsável pela mudança de direção do vetor v (velociade). Neste caso, esta força centrípeta é fornecida pelo atrito entre os pneus e a estrada.
Quando o motorista vira o volante, ao entrar na curva, aparece como reação da estrada sobre os pneus uma força de atrito lateral, f(com uma seta em cima) dirigida para o centro da curva. Esta força de atrito é a força centrípeta deste movimento e, assim, o seu valor poderá ser calculado por f =mv²/R.

A força centrípeta é sempre direcionada para o centro da circunferência.

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)