ônibus na curva

Este texto vai para todos aqueles que andam de  ônibus  e que precisam fazer uma força enorme para não cair quando o ônibus faz uma curva muito grande, sendo que muitas vezes não conseguimos nos segurar e quase caímos, senão caímos de verdade.Mas por que isto ocorre?E o que podemos fazer para não cairmos?
Essa necessidade de fazer uma força muito grande ocorre porque nosso corpo está com a mesma velocidade do ônibus, que ao fazer a curva, muda sua direção e velocidade. Pelo princípio de Inércia, você tende a manter sua velocidade anterior e também a trajetória na qual você estava se deslocando. Em virtude disso, seu corpo parece ser jogado para “fora da curva”. Se você segura o braço do banco, por exemplo, ele exerce sobre você uma força centrípeta que o mantém na trajetória curva descrita pelo ônibus. A força centrípeta exercida pelo braço do banco sobre você é a reação do esforço que você faz ao segurá-lo. Sem ela a direção de sua velocidade não seria alterada.
Pronto, agora já sabemos o que acontece, e o que devemos fazer para não cair no ônibus enquanto andamos no mesmo.

Nome: Mateus Vilete Félix              N°: 26            Turma: 2106

 

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)