Nome : Amanda Batista – nº 01 – turma : 2104
O globo da morte é uma atração presente em circos e parques de diversões.Consiste em um motociclista movimentando-se no interior de um globo metálico.
À medida que o corpo sobe, tende a perder contato com a pista. Então, ao fazer o percurso na parte superior do globo, por que a moto não despenca ?
No ponto mais alto da trajetória, as forças que atuam sobre o sistema ( moto-pessoa) são o peso ( P) e a normal (N). A resultante dessas forças é a resultante centrípeta, pois no MCU, esta se encontra orientada para o centro da trajetória.
Logo,
P + N = Fcp
Fcp = m . acp
P+N = m . V² ⁄ R
Quanto maior a velocidade, maior será a intensidade da força normal do globo, isto é, mais intensamente a moto comprime o globo, não tendo perigo de cair.
Diminuindo a velocidade, a força normal também diminui. Sendo assim, quando Fn é igual a zero, a moto estará na iminência de cair. Nesse momento, a moto terá a menor velocidade possìvel para completar a circunferência, sem perder contato com o globo.
A velocidade mínima pode ser calculada por :
P+N = mv² ⁄ R
P+0 = mv² ⁄ R
m.g = mv² ⁄ R
v² = g.R
v = √g.R
Assim, o motociclista não despenca, pois sua velocidade será igual a velocidade mínima calculada ou maior que ela.
Olá Thiago.
Que bom que o material lhe foi útil.
Ele foi produzido por um estudante como atividade de aprendizagem lá no longínquo ano de 2010.
Abraços e boas aprendizagens.
Meu Deus! Muito obrigado por esse material do seu blog, me ajudou muito! Estou produzindo um material e estava perdido. Entretanto, a sua explicação me salvou.