Por que as bolas quicam?

Por que as bolas quicam?

 

Aluna: Sarah Regina de Assis Ramos

Turma: 2102       Nº: 35

 

Certo dia, estava com meu sobrinho, um menino muito curioso. Estávamos brincando de bola, e por ele ser muito pequeno, a bola lançada por ele não quicava muito alto, ao contrário da minha. Então, ele com dúvidas, me perguntou ” por que elas quicam?” . E u respondi:

Todo tipo de objeto contém um determinado tipo de energia, que pode ser chamada de movimento. O que acontece quando a bola encosta no chão ao ser jogada é que a energia desse movimento é utilizada para a deformação da bola (que por sinal, acontece muito rapidamente, não sendo perceptível a nossos olhos). Entretanto, em uma bola (de esportes) sua forma original redonda sempre tornará a se assumir, ou seja:  a bola sempre será redonda (!). Quando a bola volta a assumir sua forma original no chão (imagine isso acontecendo em frações de segundos) , ela se amassa e fica redonda novamente, tomando um novo impulso.

Nesse caso, A ENERGIA USADA PARA DEFORMAR A BOLA É DEVOLVIDA NA FORMA DE MOVIMENTO. Nisso é evidenciado a 3ª LEI DE NEWTON, da Ação e Reação. O impulso tomado pela bola é a reação da queda da bola, o que fará com que ela quique.

Obviamente, há outros motivos  que alteram essa reação, como a pressão no interior da bola (quanto mais cheia ela estiver, com maior facilidade ela quicará), o chão(quanto mais rígido, melhor), o material da bola (geralmente a borracha é o mais utilizado por ter maior capacidade de voltar a sua forma original) e o impulso que ela foi lançada (pois quanto maior a força aplicada, maior será a reação).

Referências:

http://www.infopedia.pt/$movimento-(fisica)

http://pt.wikibooks.org/wiki/Mec%C3%A2nica_Newtoniana/Leis_de_Newton

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://ic2.pbase.com/u14/alexuchoa/upload/38598224.Pegandoabola.jpg&imgrefurl=http://www.pbase.com/alexuchoa/image/38598224&usg=__lxalLCo07xizguHAsaY21JndL2I=&h=425&w=640&sz=63&hl=pt-BR&start=0&sig2=BmZkA1w8lD5XYVSEdJapYA&zoom=1&tbnid=Wk0sZtYLTlTvdM:&tbnh=159&tbnw=214&ei=ATu6TKHNL8P88AbunKW4Dg&prev=/images%3Fq%3Dpessoa%2Bbrincando%2Bde%2Bbola%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1024%26bih%3D456%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=496&vpy=95&dur=177&hovh=183&hovw=276&tx=216&ty=98&oei=ATu6TKHNL8P88AbunKW4Dg&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:2,s:0

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)