Projeto Aquecedor Solar- Roteiro

Colégio Pedro II – Campus Centro

Física- Sérgio

1° Ano do Ensino Médio- Turma 2106

Componentes:

Felipe Castro n° 10

Bruno Gentil n° 07

Danielle Muniz n° 9

Julia Pimentel n° 14

João Izel n°13

Roteiro de Replicação

Para a montagem, foi necessário:

Aproximadamente 70cm de mangueira plástica fina (¼”), cola de silicone, uma bandeja metálica retangular, tinta preto fosco (para melhores resultados em jet), vidro feito sob medida para cobrir a bandeja, 4 pedaços de “tubinho” de alumínio com 3cm de comprimento cada (antena de TV) e uma lata vazia (preferencialmente metálica).

Agora, para a parte prática:

Primeiramente use uma furadeira ou peça ajuda de alguém experiente para fazer os dois buracos necessários na bandeja, perto das extremidades da bandeja e mais próximo de alguma das laterais da mesma. Use-a também para fazer os dois furos no reservatório(lata), um perto da extremidade inferior e próximo a extremidade superior.

Após, pinte a bandeja com a tinta e aguarde que seque (deixe-a exposta ao sol e ao vento, para que seque mais rápido). Então, meça a distância entre o reservatório (lata) e a bandeja, e corte a mangueira, de modo que a parte que sai de cima da lata se ligue ao furo mais próximo da bandeja e a parte de baixo se ligue com o furo que fica mais distante da bandeja. Não esqueça de dar uma folga. Terminado essa parte, use a cola de silicone para colar o tubinho de metal (pedaço da antena de TV) e a mangueira tanto aos dois furos da lata (por dentro e por fora) quanto aos dois da bandeja (também por dentro e por fora).

Por fim então, use a cola de silicone para colar o vidro à bandeja, primeiramente pela parte interior quanto exterior à bandeja, para maior fixação e para excluir possibilidade de vazamento. Para melhores resultados, meça 4mm de distância do fundo da bandeja até o ponto em que será colado o vidro.

Depois que secar, arranje um suporte para o reservatório, pois esse precisa estar a uma altura maior que a do aquecedor. Este, por sua vez, precisa estar a um grau específico de inclinação para poder reter melhor os raios solares (aproximadamente 22º).

Encha com água de modo com que tanto o reservatório, a mangueira e o aquecedor (tudo) estejam cheios e exponha-o ao sol para testar.

É recomendado que na primeira vez que você encher de água, observe se há alguma bolha de ar, pois poderá causar problemas (não acontecerá troca de calor por convecção), esvazie-o e então encha novamente para novos testes. Meça a temperatura inicial da água, aguarde aproximadamente uma hora, e veja se houve ou não o aumento de temperatura (para uma hora, a média de aumento é de aproximadamente 10ºC).

Não esqueça de isolar o reservatório com jornal ou isopor, para que não haja transferência de energia térmica enquanto o processo ocorre.

 

Licença Creative Commons
Roteiro do Aquededor Solar- de Felipe, Bruno, Júlia, João e Danielle está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.