Colégio Pedro II – Campus Centro
Laura Kobler – 15 Turma: 2108
Margarida Andrade – 24 Série: 1º ano
Mariane Barbosa – 25
Mylena Fernandes – 27
Roteiro de replicação do forno solar
Para construir o seu forno solar você precisará de:
- Duas caixas de papelão de qualquer tamanho, uma maior e outra menor, tendo no mínimo 2,5 de diferença de comprimento entre elas.
- Uma folha de papelão para fazer a tampa que deve se estender no mínimo 7.5 cm em toda a volta do forno solar.
- Um pequeno rolo de papel alumínio.
- Um pequeno pote de tinta preta “não tóxica”.
- No mínimo um tubo de cola branca.
- Tesoura.
- Um pequeno rolo de papel filme.
- Um rolo de fita adesiva.
- Jornal.
- Como construir:
- Cortar a caixa maior em cima para que a caixa menor (volume: 9702 cm³) entre.
- Pintar o fundo da caixa menor com tinta preta não tóxica.
- Depois de seca, cole papel alumínio em suas faces internas.
- Colar a caixa menor dentro da caixa maior.
- Colocar bolinhas de jornal envolvidas com alumínio em baixo da caixa menor para nivelá-la de modo que fique da mesma altura da caixa maior.
- Para fazer a tampa do seu forno, corte a parte superior da caixa maior no meio, no mesmo comprimento e largura da caixa menor. Forre uma folha de papelão com papel alumínio e cole-a na tampa.
- Na parte onde há um buraco, cole o papel filme para cobri-la.
- Para ajustar a folha de papelão da tampa de acordo com a posição do sol na hora em que o forno é exposto, usamos fita adesiva.
- Pronto! O seu forno já pode ser usado! Ao utilizarmos o nosso que ficou exposto ao sol por duas horas e meia, alcançamos a temperatura de 51ºC.
- É de extrema importância testar o forno antes da data do trabalho.
- Física do forno:
Os raios solares incidem na caixa através das paredes ou da folha de papelão de reflexão. Esses raios não saem da caixa devido ao plástico e ao isolamento térmico do ar entre as duas caixas, sendo absorvido pelo fundo preto da caixa menor. A substância que será aquecida deve ficar em contato com o fundo.
projeto de aprendizagem #2 – projeto de replicação do forno solar de Laura Kobler, Margarida Andrade, Mariane Barbosa e Mylena Fernandes está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível emhttp://solarcooking.org/portugues/minimum-pt.htm.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença emhttp://creativecommons.org/license/?jurisdiction=br.
Ótima descrição de montagem. Na parte de física de funcionamento deixou algumas dúvdas: 1 – Por que pintar o fundo de preto se vai colocar papel alumínio? Por que os raios solares entram mas não saem? No mais, parabéns.