Turma : 2102 – Grupo :
Diogo Vital
Juan Jullian
Rachel Borges
Thais Cristina
Grandezas Físicas importante para a determinação das velocidades:
A fórmula para calcular a velocidade é ∆s/∆t, ou seja precisa-se saber a variação de posição (∆s), que se encontra apartir da subtração da posição final pela inicial , o tempo (∆t). E a distância percorrida.
Procedimentos utilizados para a medição das grandezas :
A medição do espaço que será percorrido, através de uma trena; e da cronometragem , para calcular o tempo que levou para aquela distância ser percorrida. Logo apos descobrir tais grandezas, ∆s e ∆t, utiliza-se a formula para calcular a Velocidade Média –> ∆s/∆t
Incertezas das Medidas :
Caracterizam-se pela falta de precisão na medição do tempo através do cronômetro , já que tanto o início quanto o momento de pausa do mesmo não se dá no momento exato do inicio e do fim da ação do corredor. Além da imprecisão na medição da distância,podendo ocorrer pequenos erros pelo fato de estar medindo manualmente com uma trena.
Instrumentos Necessário :
Um cronômetro, uma trena (ou fita métrica), um giz ou uma fita e papel para anotar as informações.
Tratando os dados matematicamente :
Conhecendo-se o deslocamento, que é a subtração da posição final (∆s) e o intervalo de tempo (∆t), que é o tempo final menos o inicial, é possível calcular a velocidade média através da fórmula ∆s/∆t, sendo possível assim através de diferentes medidas testar a hipótese de que a velocidade média de uma pessoa tende a diminuir para distâncias maiores.