Projeto Saltos e Corridas – Parte Teórica II

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2013.
Colégio Pedro II – Campus Centro
Alunos:
Ana Luiza Soares nº 04
Daniela Greco nº 08
Danielle Araújo nº 09
Lucas Macedo nº 22
Turma: 1207
Professor: Sérgio Lima
Disciplina: Física
3° Trimestre

Tabela com dados experimentais:
d = 10m
delta t = 2,31s
m = 64,9 kg
g = 9,8m/s²
h = 0,6 m
Após realizarmos dois experimentos para achar o centro de massa, verificamos que o método usado pelo atleta II é o mais eficiente, a habilidade do próprio atleta na execução do passo do Brake.

1
A partir disso, verificamos que o centro de massa do nosso atleta II encontra-se na linha do umbigo, localizado a 92 cm de chão.

 

2

 

O nosso atleta conseguiu dar um salto de 2,30m (aproximadamente), porém como o atleta tem 1,70m de altura, e o seu centro de massa está localizado a 0,92m do chão então, o salto do centro de massa foi de:

2,30 – (1,70 – 0,92) – 0,92 =

2,30- 0,78 – 0,92 =

= 0,6 m

.4

Cálculo da Energia Cinética:
3

 

Cálculo da Energia Potencial Gravitacional Média:

energipotencia

Comparação:
Energia cinética é a energia que possui um corpo em movimento, e é proporcional à massa do corpo e ao quadrado de sua velocidade. Já a energia potencial gravitacional é a energia que um corpo possui quando se encontra a uma altura H do solo. É proporcional à massa do corpo, a aceleração da gravidade no local e à altura H do corpo em relação ao solo. Como nosso atleta é um praticante de vólei e treina regulamente saltos seus músculos são mais fortes na hora de saltar, gastando menos energia potencial do que na hora de correr.
Referências consultadas: Livro de Física (Helou-Gualter-Newton)- Volume 1-Ensino Médio
Aulas do Professor Sérgio Lima.

Licença Creative Commons
Projeto Saltos e Corridas – Parte Teórica II de AL.Sousa;D.Greco;D.Araujo;L.Macedo é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)