PROJETO VELOCIDADE MÉDIA: ROTEIRO (2ª versão editada)

Colégio Pedro II – Unidade Centro
1° ano do Ensino Médio 2009
Turma 104
Alunos:
Beatriz A’Victória
César Mendonça
Danielle Postorivo
Felippe Ferreira
Laís Quintanilha
Lucas Lenz
Lucas Santos
Bruno Porto
Materiais Utilizados:
• Balança
• Cronômetro
• Fita métrica
• Fita isolante
Grandezas Físicas:
Para calcularmos a velocidade, será necessário o uso de duas grandezas físicas; o comprimento e o tempo. Estes serão representados pelas unidades de medidas metro (m) e segundo (s).
Procedimentos:
Para a realização do experimento 4 (quatro) alunos irão correr e andar. O restante do grupo irá cronometrar e anotar os dados dos atletas. Serão medidas a altura e a massa de cada aluno que pertencerá à parte prática do projeto. Será marcada a distância em que os alunos andam, correm e o tempo que levam para realizar cada tarefa. Serão calculadas as velocidades médias desses alunos, levando em conta: Velocidade média = distância percorrida sobre o intervalo de tempo (VM = ∆s/∆t). Serão elaboradas hipóteses de acordo com características físicas de cada atleta:
Bernardo, Kenne, Washington e Antônio.
-> Hipótese 1 – Kenne se alimenta melhor do que Bernardo e faz mais exercícios físicos, logo, terá melhores condições físicas de percorrer uma distância maior em menos tempo.
->Hipótese 2 – Washington é menor e mais magro do que Antônio, logo por ser mais leve, Washington deve percorrer uma distância maior em menos tempo.
Experimento:
Cada atleta deverá percorrer 18 metros, correndo e andando duas vezes.
• Incertezas:
1ª) DISTÂNCIA
Considera-se que a fita isolante que marca a medida da trena do chão pode não estar exatamente no milímetro desejado para a marcação dos 18 metros. A distância percorrida pode ser maior do que a estimada devido ao impulso do aluno de continuar correndo após o espaço já ter sido percorrido, se o cronômetro o continuar acompanhando por algum tempo, mesmo que mínimo, devido a velocidade em que a pessoa leva para apertar o botão que deve parar o cronômetro.
2ª) TEMPO
O tempo que a pessoa leva para ter o impulso da partida pode ser diferente do começo da partida no cronômetro. É bom lembrar também que se o cronômetro parar um pouco antes ou depois da pessoa percorrer a distância total, isso alterará sua a distância percorrida em relação ao tempo, logo o tempo em que a pessoa leva para percorrer esta distância que poderá ser maior ou menor do que o correto e também o resultado na hora de calcular a velocidade média.
3ª) VELOCIDADE MÉDIA
Se o tempo for alterado devido a velocidade em que a pessoa leva para partir do ponto inicial em relação ao cronômetro, ou caso o cronômetro seja desligado antes ou depois da pessoa terminar o percurso e a distância não for medida precisamente devido a largura da fita isolante alterando os milímetros ou caso o cronômetro acompanhe o impulso da pessoa continuando a correr depois de ultrapassar a medida marcada, será detectada uma margem de erro no cálculo: Vm = ∆s/∆t, pois o tempo e distância estarão alterados.
Cálculos Matemáticos:
Primeiramente teríamos de descobrir a velocidade média andando e correndo de cada aluno:
Va = d1/t 1
Vc = d2/t2
A velocidade de cada um está, por parte, de acordo com a medida de seu índice de massa corporal. (IMC)
Peso /Altura²
Considerando que:
Va = Velocidade andando
Vc = Velocidade correndo
Vm = Velocidade média
D = distância
T = tempo
Considerando erros de tempo e distância, podemos calcular de tal forma:
Distância calculada (x) – distância estimada (18 metros).

Para saber o tempo, é melhor que repitamos várias vezes as corridas e caminhadas para acharmos um tempo aproximadamente estimado, pois não há como calcular um erro de tempo sem termos um tempo padrão para percorrermos os 18 metros, repetiremos a marcação do tempo para achar o tal padrão. Caso o contrário, só poderíamos calcular o tempo final (x) – tempo inicial = 0.

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)