Puxando uma Caixa

 

Daniele Ximenes  n°7  T:2106

Vaixa

 

Um indivíduo puxa um caixa de massa M, exercendo uma força diagonal F.Essa força F se decompõem em Fcos e em Fsen, em relação a um ângulo formado pela inclinação da corda e o eixo horizontal do chão.Na corda atua a força de tração.
Considerando G=10m/s², temos o peso igual a normal e amobos não influenciam o movimento, pois as duas forças estão no eixo vertical. Sendo assim a normal é igual a Fsen; e portanto Fcos é igual a Fat, se considerarmos a situação em repouso.
POrém se consideremos a situação de eminência do movimento, Fco deverá ser maior que a Fat. Lembrando que, a Fat será sempre contrária ao movimento, ou seja, à força F.Determine o estado do sisteme em relação à força F e as demais, quando está em repouso e movimento.
Sendo esse sitema conservativo, se o módulo de uma vertente aumenta ou diminui a outra também mudará em seu módulo, no caso, em relação às vertentesde terminadas pela ação da força F; Fat é maior ou igual à Fcos o sistema fica em repouso, determinada pela primeira lei de Newton; Fat menor que Fcos, o sisteme estará em movimento, determinado pela segunda e tereceira lei de Newton.[

*Primeira lei: se a soma das forças é igual a zero o sisteme tenterá a continuar em repouso ou em movimento de acordo com seu estado inicia.
Segunta lei: Fr=Ma, se o sistema está acelerado.
Terceira lei: Ação e Reação

 

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.