RELATÓRIO SOBRE TRABALHO EM GRUPO SOBRE VELOCIDADE MÉDIA

Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Professor Sérgio
Nomes: turma:106
Ana Paula Reis
Diego Uchoa
Jessica Fernandes
Lyniker Rodrigues
Marcela Oliveira
Patrick Bastos
Roberta Caldas
Rodrigo Lapa
Tainá Brasil

• Este trabalho será realizado para calcular a velocidade média de 4 pessoas, entre 15 e 17 anos, com peso e alturas diferentes.
Diego → 1,75 m / 69, kg
Lyniker → 1,75 m / 68 kg
Patrick → 1,83 m / 78 kg
Rodrigo → 1,73 m / 61 kg
• A hipótese levantada pelo grupo é: estes quatro integrantes, por terem características físicas parecidas irão correr e andar a uma velocidade muito parecida, ou seja, não irá diferir muito, podendo assim estabelecer um padrão, ou seja, dizer que garotos de 15 a 17 anos correm a mais ou menos uma certa velocidade e andam mais ou menos a uma certa velocidade. Para calcular estas velocidades utilizaremos a seguinte fórmula:

Velocidade média = distância / tempo
Vm = ∆s/∆t

• Para fazer esse trabalho, 4 integrantes do grupo – Diego, Lyniker, Patrick e Rodrigo – irão correr e andar uma certa distância (20m) , esta que será calculada utilizando uma grandeza física do Sistema Internacional de Unidades (SI), o metro. Além se saber a distância do percurso, é necessário também saber o tempo que estes 4 integrantes levam para o percorrer e, para calcular este tempo utilizaremos uma grandeza física do Sistema Internacional de Unidades (SI), o segundo.
• Para calcular esta distância e este tempo serão necessários certos objetos, a trena – ou metro – para podermos calcular os 20 metros e demarca-los e o cronômetro para calcular quantos segundos serão necessários para que estes integrantes corram e andem este percurso.
• O nível de precisão da medida pode depender de acordo com os instrumentos utilizados, ou seja, os dados obtidos podem não estar completamente corretos, porém estarão o mais próximo possível do correto. Esta medida com ou sem erro, ou seja, com uma possibilidade de erro, é chamada de incerteza. Estes erros acontecem devido a pequenas falhas que podem ocorrer no momento da obtenção das medidas da distância e do tempo. Poderemos estimar que esta incerteza deve ser muito pequena no caso do tempo, pois utilizaremos um instrumento digital, há menos possibilidade de erro. Já quando mediremos o espaço percorrido, utilizaremos a trena, esta que possui uma metragem pequena, e poderá ocorrer algum erro na contagem, este que não deverá ser muito grande, pois teremos o máximo de cuidado na contagem dos metros que serão percorridos.
• Após a obtenção das medidas iremos calcular matematicamente as medidas da seguinte forma:

V¹ = 20 m/∆t¹ ; V² = 20 m/t² e assim para todos os casos, quando correrem e quando andarem.

• Todos estes dados serão colocados em uma tabela, e assim poderemos fazer os cálculos das velocidades de cada integrante do grupo de uma forma organizada e prática.

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.