RELATÓRIO SOBRE TRABALHO EM GRUPO SOBRE VELOCIDADE MÉDIA

Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Professor Sérgio
Nomes: turma:106
Ana Paula Reis
Diego Uchoa
Jessica Fernandes
Lyniker Rodrigues
Marcela Oliveira
Patrick Bastos
Roberta Caldas
Rodrigo Lapa
Tainá Brasil

• Este trabalho será realizado para calcular a velocidade média de 4 pessoas, entre 15 e 17 anos, com peso e alturas diferentes.
Diego → 1,75 m / 69, kg
Lyniker → 1,75 m / 68 kg
Patrick → 1,83 m / 78 kg
Rodrigo → 1,73 m / 61 kg
• A hipótese levantada pelo grupo é: estes quatro integrantes, por terem características físicas parecidas irão correr e andar a uma velocidade muito parecida, ou seja, não irá diferir muito, podendo assim estabelecer um padrão, ou seja, dizer que garotos de 15 a 17 anos correm a mais ou menos uma certa velocidade e andam mais ou menos a uma certa velocidade. Para calcular estas velocidades utilizaremos a seguinte fórmula:

Velocidade média = distância / tempo
Vm = ∆s/∆t

• Para fazer esse trabalho, 4 integrantes do grupo – Diego, Lyniker, Patrick e Rodrigo – irão correr e andar uma certa distância (20m) , esta que será calculada utilizando uma grandeza física do Sistema Internacional de Unidades (SI), o metro. Além se saber a distância do percurso, é necessário também saber o tempo que estes 4 integrantes levam para o percorrer e, para calcular este tempo utilizaremos uma grandeza física do Sistema Internacional de Unidades (SI), o segundo.
• Para calcular esta distância e este tempo serão necessários certos objetos, a trena – ou metro – para podermos calcular os 20 metros e demarca-los e o cronômetro para calcular quantos segundos serão necessários para que estes integrantes corram e andem este percurso.
• O nível de precisão da medida pode depender de acordo com os instrumentos utilizados, ou seja, os dados obtidos podem não estar completamente corretos, porém estarão o mais próximo possível do correto. Esta medida com ou sem erro, ou seja, com uma possibilidade de erro, é chamada de incerteza. Estes erros acontecem devido a pequenas falhas que podem ocorrer no momento da obtenção das medidas da distância e do tempo. Poderemos estimar que esta incerteza deve ser muito pequena no caso do tempo, pois utilizaremos um instrumento digital, há menos possibilidade de erro. Já quando mediremos o espaço percorrido, utilizaremos a trena, esta que possui uma metragem pequena, e poderá ocorrer algum erro na contagem, este que não deverá ser muito grande, pois teremos o máximo de cuidado na contagem dos metros que serão percorridos.
• Após a obtenção das medidas iremos calcular matematicamente as medidas da seguinte forma:

V¹ = 20 m/∆t¹ ; V² = 20 m/t² e assim para todos os casos, quando correrem e quando andarem.

• Todos estes dados serão colocados em uma tabela, e assim poderemos fazer os cálculos das velocidades de cada integrante do grupo de uma forma organizada e prática.

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)