Roteiro

Turma: 2108
Grupo: Bruna Novellino nº 06
Daniela Lopes nº 13
Giullie Fernandes nº 20
Luciana Paz nº 23

Roteiro:   
––> As grandezas físicas que precisarão ser medidas são: As forças que atuam sobre os blocos (forças de atrito, tração, força peso e a Normal); as massas (tanto do bloco A quanto do bloco B );  a aceleração do sistema; a distância de “x” e “h”; o tempo que levará para o bloco B e A se deslocarem nas distâncias “x” e “h”; a velocidade de ambos os blocos em seus deslocamentos.

––> As grandezas físicas estão relacionadas: a partir das 3 Leis de Newton e a partir de fórmulas (pois é necessário utilizar destas para que se meça uma grandeza através de elementos que relacionados possam determiná-la.)

1ª Lei – Princípio da Inércia –>  Todo corpo permanece em  estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que tenha que mudar o seu estado por forças que são colocadas sobre ele.
— Esta ocorre no momento em que o bloco A deixa de se movimentar, e por conseqüência  (após um tempo), esta age também em B, que agora está parado.

2ª Lei – A força –> A mudança do movimento do objeto é proporcional a força matriz impressa sobre ele, e ocorre de acordo com a direção e sentido em que atuou a força. (F = m.a)
-Esta se aplica no momento em que as trações atuam no sistema, no peso que os blocos exercem e no momento em que a tração de “A” deixa de puxar “B”, pois a força que a tração já aplicou sobre “B” permiti que este continue a se movimentar , durante um tempo.

3ª Lei – Princípio da Ação e Reação –>A toda ação existe uma reação. A ação de dois corpos, um sobre o outro, são sempre iguais e se dirigem na mesma direção, porém em sentidos opostos.
– Esta se aplica na forma como as trações atuam sobre os corpos, pois se um bloco puxa o outro, este se movimentará de forma proporcional a força que está sendo aplicada sobre ele. As forças das trações são iguais.

— Para descobrir as forças que atuam sobre os blocos (a força peso e a Normal) é necessário achar a massa dos mesmos e a aceleração do sistema.
As fórmulas utilizadas: P = m.g   <=>   F = m.a
— Pra descobrir a força de atrito que atua sobre o bloco “B” é necessário primeiro utilizar a fórmula desenvolvida na simulação (μk = mA • h / (mA + mB ) • X + mB • h), para se acha o  μk, e depois com este resultado resolver a equação FAT = μk . N . No caso  a Normal seria do mesmo valor do peso, onde pode ser achada na equação: P = m.g . Onde ‘m’ é a massa de “B”, e ‘g’ a gravidade.

— Para descobrir a aceleração é necessário montar um sistema de equações envolvendo as equações de movimento dos blocos, já apresentadas na simulação.
A fórmula utilizada:  F = m.a  == >     mA • g-T=mA • a  (equação do movimento de “A”)  
T –FR=mB • a   (equação do movimento de “B”)       
Logo, após montar o sistema conclui-se que  => a = g . ( mA – μk . mB  / mA + mB ) , por onde podemos descobrir a aceleração, e depois utilizar o resultado para descobrir a tração.

— Para descobrir a distância, o tempo e a velocidade será necessário utilizar das fórmulas do MUV:
S = S0 + V0.t + (a.t²/2)                 V² = V0² + 2.a.ΔS                 V = V0 + at

––>As maiores fontes de “erros” são:
. Sistemáticos (erros que ocorrem a partir do uso de instrumentos de medidas defeituosos) – na hora de medir as distâncias -> usando réguas, ou qualquer instrumento de medida em centímetros; na hora de medir o peso dos blocos -> utilizando de balanças; na hora de medir o tempo -> utilizando cronômetros.

––> Para medir a aceleração experimental (cinematicamente): A aceleração experimental será medida através da fórmula do MUV (h=ho+v . t +1/2.at²   ==>  a=2 .h/t²), pois esta não se preocupa com as causas do movimento, mas sim com sua conseqüência.
— A aceleração esperada (calculada dinamicamente): Esta, ao contrário da aceleração experimental se preocupa com as causas do movimento e será medida através da equação já apresentada na simulação:  a = g . ( mA – μk . mB  / mA + mB )

––>O coeficiente de atrito será medido a partir da fórmula já apresentada na simulação:
. quando se obtém os valores das massas dos blocos “A” e “B”:
μk = mA • h / (mA + mB ) • X + mB • h
Sendo “h” a distância percorrida por “A” e “B” até o momento em que “A” fica em repouso, e “x” a distância percorrida por “B” após o repouso de “A”

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)