Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Turma: 2106
Grupo: Ellen Corrêa – 11
Fernanda Torres – 13
Marcus Cabral – 26
Pedro Ainbinder – 30
Roteiro de Replicação do Experimento
No experimento será feita uma reprodução da simulação ilustrativa publicada no site pelo professor Sérgio Costa, e a partir de tal reprodução feita no laboratório de física, mediremos grandezas físicas escalares e vetoriais, que são : Tempo, massa , forças (tração, peso, força de atrito e normal), comprimento, velocidade e aceleração.
Materiais e instrumentos a serem utilizados:
– 2 caixas de madeira
– fio de nylon para ligar os blocos
– mesa que será utilizada como base do experimento
– cronômetro
– calculadora para ajudar na precisão dos cálculos no experimento
– balança
– régua e fita métrica para medir o deslocamento dos blocos
– cadeira ou banco que será utiizado para parar o sistema de blocos e determinar a altura após o deslocamento.
– roldana (carretel de esparadrapo vazio)
Procedimentos:
Partes:
1) Com a balança, iremos pesar as massas dos blocos “A” e “B”
2) Montaremos o sistema em cima da nossa base (mesa), posicionaremos os blocos, interligados pelo fio de nylon e a roldana, e posicionaremos também o banco/cadeira para determinar a altura “h”.
3) Com uma fita crepe ou giz de quadro, iremos marcar na nossa base (mesa), o ponto inicial do bloco “B” *que será nosso B1* , em seguida iremos medir a altura “h” em que se encontrará o bloco “A”
4) Faremos com que o sistema entre em movimento e “A” vai descer a altura “h” e irá puxar o bloco “B” e iremos marcar um B2 que é aonde “B” se encontra no momento em que “A” para de puxá-lo, e por uma questão de lógica, esse B2 será o nosso B1 somado a “h” que é a distância que “A” percorre. Após “A” parar de puxar o “B”, “B” ainda percorrerá uma distância “x” por conta do deslize, marcaremos B3 no momento que “B” parar de deslizar, e “x” será a distância de B2 para B3 que será medida por uma fita métrica ou régua. O tempo que deve ser cronometado será a distância que B1 demorou para chegar até B2.
5) Em cada bloco iremos medir as variáveis, utilizando conceitos das Leis de Newton.
No bloco “B” iremos medir o peso do mesmo, a normal, a tração na corda (fio de nylon) e a força de atrito (Fat = μ . N)
No bloco “A” iremos medir também seu peso, e a tração na corda.
E no sistema em geral, devemos calcular : aceleração e velocidade do mesmo, distâncias e o tempo do em que o sistema permanece em ação.
Erros e Incertezas:
O experimento deverá ser repetido no mínimo 3 vezes e será calculada uma média nas medidas, para que haja o mínimo de incerteza nas mesmas.
Em relação ao tempo, teremos a incerteza da demora parar acionar e parar o cronômetro, cuja diferença será desprezada já que o experimento é significativo. Em relação as distâncias percorridas, podem haver diferenças milimétricas entre os instrumentos utilizados para a medição. E a massa da roldana e do fio de nylon serão desprezíveis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Brasil License.