Roteiro – Projeto Leis de Newton

Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Turma: 2106
Grupo: Ellen Corrêa – 11
Fernanda Torres – 13
Marcus Cabral – 26
Pedro Ainbinder – 30

Roteiro de Replicação do Experimento

No experimento será feita uma reprodução da simulação ilustrativa publicada no site pelo professor Sérgio Costa, e a partir de tal reprodução feita no laboratório de física, mediremos grandezas físicas escalares e vetoriais, que são : Tempo, massa , forças (tração, peso, força de atrito e normal), comprimento, velocidade e aceleração.

Materiais e instrumentos a serem utilizados:

– 2 caixas de madeira
– fio de nylon para ligar os blocos
– mesa que será utilizada como base do experimento
– cronômetro
– calculadora para ajudar na precisão dos cálculos no experimento
– balança
– régua e fita métrica para medir o deslocamento dos blocos
– cadeira ou banco que será utiizado para parar o sistema de blocos e determinar a altura após o deslocamento.
– roldana (carretel de esparadrapo vazio)

Procedimentos:

Partes:
1) Com a balança, iremos pesar as massas dos blocos “A” e “B”
2) Montaremos o sistema em cima da nossa base (mesa), posicionaremos os blocos, interligados pelo fio de nylon e a roldana, e posicionaremos também o banco/cadeira para determinar a altura “h”.
3) Com uma fita crepe ou giz de quadro, iremos marcar na nossa base (mesa), o ponto inicial do bloco “B” *que será nosso B1* , em seguida iremos medir a altura “h” em que se encontrará o bloco “A”
4) Faremos com que o sistema entre em movimento e “A” vai descer a altura “h” e irá puxar o bloco “B” e iremos marcar um B2 que é aonde “B” se encontra no momento em que “A” para de puxá-lo, e por uma questão de lógica, esse B2 será o nosso B1 somado a “h” que é a distância que “A” percorre. Após “A” parar de puxar o “B”, “B” ainda percorrerá uma distância “x” por conta do deslize, marcaremos B3 no momento que “B” parar de deslizar, e “x” será a distância de B2 para B3 que será medida por uma fita métrica ou régua. O tempo que deve ser cronometado será a distância que B1 demorou para chegar até B2.
5) Em cada bloco iremos medir as variáveis, utilizando conceitos das Leis de Newton.
No bloco “B” iremos medir o peso do mesmo, a normal, a tração na corda (fio de nylon) e a força de atrito (Fat = μ . N)
No bloco “A” iremos medir também seu peso, e a tração na corda.
E no sistema em geral, devemos calcular : aceleração e velocidade do mesmo, distâncias e o tempo do em que o sistema permanece em ação.

Erros e Incertezas:
O experimento deverá ser repetido no mínimo 3 vezes e será calculada uma média nas medidas, para que haja o mínimo de incerteza nas mesmas.
Em relação ao tempo, teremos a incerteza da demora parar acionar e parar o cronômetro, cuja diferença será desprezada já que o experimento é significativo. Em relação as distâncias percorridas, podem haver diferenças milimétricas entre os instrumentos utilizados para a medição. E a massa da roldana e do fio de nylon serão desprezíveis

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Brasil License.

Esta entrada foi publicada em 2106, Experimentos, Física, Projetos-Aprendizagem, Simulação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)