Colégio Pedro II-Unidade Escolar Centro
Turma:106
Grupo: Julyana,16
Luiz,20
Mário,27
Nathália,28
-Objetivo: através de uma experiência no laboratório poderemos medir o coeficiente de atrito por deslizamento em dois blocos de massas diferentes.
-Materiais:
. roldana . 2 blocos com massas diferentes . barbante
. régua milimetrada . balança . calculadora
. cronômetro . mesa de superfície plana
-Procedimento:na superfície plana(mesa) colocaremos o bloco A preso a um fio de barbante que passa por uma roldana(instalada na lateral da mesa) fixa que possui sua outra extremidade no bloco B sem contato com qualquer superfície.
Mediremos com o auxílio da régua a distância que o bloco B está do chão(chamaremos de h)e o tempo que leva para chegar ao chão com o cronômetro.Mediremos também o delocamento do bloco A após o bloco B entrar em contato com o cão(chamaremos de x)
Calcularemos o coeficiente de atrito cinético através da fórmula:
µk=mAh /(mA + mB )x + mBh
Calcularemos a aceleração através de:
a= (ma – µ.mb/ma+mb).g
Sendo que :
mA=massa do bloco A
mB=massa do bloco B
g=gravidade
-Incertezas: toda medida instrumental contém incerteza que introduzem a erros.A medida do espaço percorrido pelo bloco A contém margem de erro e ainda na medição do tempo, utilizando o cronÔmetro(de acordo com o tempo que cada um leva para apertar o botão).As incertezas do tempo e distância serão deduzidas de acordo com a observação do experimento.
-Coclusão: dessa forma analizaremos as inceertezas e as variáveis das medidas do tempo e distância para efetuar os calculos finais do esperimento.
Após o experimento poderemos perceber e comparar as diferenças, vantagens e desvantagens do uso prático e experimental da simulação no laboratório.