Roteiro de replicação

Colégio Pedro II – U.E. Centro. 2014
Turma: 2102
Nomes:
Gabriel Fiami N:11
Gabriel Almeida N:12
Victor Magalhães N:33

-Material necessário.

Bandeja Metalica Retangular
Tinta Preto Fosco
Durepoxi
Mangueira Plastica 70 cm
Espaçador 4mm
Lata vazia
Vidro (2mm)
4 tubinhos de aluminio

Após seguir o roteiro proposto pelo professor, nos deparamos com algumas observações que podem facilitar o projeto.

Obs1: Já que não encontramos os tubinhos de alumínio, fizemos o projeto sem eles. Embora os tubinhos facilitem a introdução da mangueira na bandeja, eles não são obrigatórios.

Obs2: Para facilitar a introdução da mangueira na bandeja e para que eventuais problemas que podem acontecer possam ser reparados com maior facilidade , o vidro só deve ser colado quando todo o resto da estrutura estiver pronta.

Obs3: Tente fazer os furos da bandeja e da lata o mais próximo possível do diâmetro da mangueira. Isso facilita na hora de vedar o pouco espaço que sobra com o durepoxi, evitando o problema dos vazamentos. (fure com uma furadeira, nunca com pregos)

Obs4: É importante esperar o durepoxi secar completamente antes de manusear o trabalho, enfrentamos dificuldades no trabalho pois quando colocamos o durepoxi pra fixar a mangueira na bandeja começamos logo a mexer na mangueira para fixá-la nos outros pontos, então o durepoxi não secou, e ficou fora de forma o que levou as mangueiras a ficarem saindo do furo o tempo todo.

-Cálculo da taxa da Irradiação

Irradiação é a quantidade de calorias que certa área recebe em certo tempo (cal/m².s). Em nosso experimento a variação de temperatura foi de 27°C para 38°C em cerca de 2hrs e 10 mins, com uma massa de água de 1700g. Então:
Calorias = m x c x (38 – 27)
Calorias = 1700 x 1 x 11 = 18700

As dimensões da bandeja eram de 30 cm de comprimento por 20 cm de largura. Tendo então sua área de:
A= 20cm x 30cm = 600cm² = 0,06m²
O tempo entre a primeira verificação do termômetro e a segunda foi de 2 horas e 10 mins:
2 hrs e 10 mins = 7800 segundos

Cálculo da taxa de irradiação:
Calorias / área x intervalo de tempo = taxa de irradiação.
18700 / 0,06 x 7800 = 39,9

A taxa de irradiação foi de aproximadamente 39,9 cal/m²s

-Licença de distribuição:

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)