Roteiro De Replicação

Colégio Pedro II- Campus Centro

1º Ano Ensino Médio  – Turma: 2108

Integrantes:

João Pedro Pedroza Cabral dos Santos N°: 12
Leonardo Barbosa de Oliveira N°:16
Lucas Pinhel N°:20
Lyandra Paredio de Lima N°21

  • Material:
  1. Fôrma Metálica Retangular;
  2. Durepoxi;
  3. Cola de Silicone;
  4. Mangueira Plástica (70 cm);
  5. Lata de Leite em Pó Vazia;
  6. Vidro Plano e Retangular que Encaixe na Forma;
  7. 4 Tubinhos de Alumínio;
  8. Espaçador 1cm;
  9. Tinta Preta Fosca.
  • Montagem

O procedimento padrão seria pintar a fôrma em seu interior de preto fosco para que a energia luminosa fosse aproveitada (levando em consideração que os raios luminosos que são absorvidos pela cor preta são transformados em calor, facilitando assim o aquecimento da água). Essa medida, porém não foi necessária por que a forma usada era preta fosco de fábrica.
O próximo passo é fazer furos em suas extremidades para que os acessos sejam devidamente colocados. E colocar espaçadores entre a forma e o vidro, que no caso desta montagem foi algumas tampas de garrafa pet de 1cm de altura.
Agora deve-se encaixar o vidro sobre ou dentro da fôrma, já com os espaçadores devidamente colocados na forma. Cola-se o vidro com cola de silicone , e deve-se atentar para que não haja nenhum ponto que não esteja vedado.
Em seguida fura-se a lata de leite em pó com furadeira. O primeiro furo deve ser na parte superior esquerda da lata, onde supostamente entraria a água quente. O segundo furo deve ser na parte inferior direita da lata, onde sairá a água fria.
Após os furos, Corta-se a mangueira em dois, a maior parte em 45 cm, que será usada para o transporte da água fria e a menor parte em 25 cm, que será usada para o transporte da água quente. Deve-se colocar a menor mangueira no furo superior da forma para transportar a água quente e fixar com durepoxi. Em seguida, deve-se colocar a maior mangueira na parte inferior da forma e a outra ponta no furo inferior direita da lata onde irá passar a água quente.

Posteriormente, coloca-se o durepoxi por cima do silicone e do vidro para maior certeza que a água não irá passar e espere a secagem. Depois de 2 horas, teste o reservatório para descobrir se esta vazando ou não. Caso vaze, repita o precedimento até que esteja completamente vedado$

Quanto a estrutura estiver corretamente montada e quando for certificado que não há nenhum vazamento de água, por que o sistema todo deve estar totalmente vedado, conforme já foi dito anteriormente, deve-se pôr o aparelho sob o sol da seguinte forma:
A fôrma deve estar apoiada sobre um suporte fazendo mais ou menos 90º com os raios solares, de forma que fique inclinada, pois o sistema não funcionará se o reservatório (fôrma+cobertura de vidro) estiver plano. A mangueira da extremidade de baixo deve ser a que acessa a lata em sua parte superior, a mangueira da extremidade de cima acessa a lata por baixo. É necessário encher todo o sistema com água pura e em temperatura ambiente (considerando aproximadamente 20º).

  • Funcionamento:

Se o sistema estiver em total funcionamento os raios solares atravessarão o vidro atingindo a água, o calor do do sol será transferido para a água através de condução tendo como condutor principal a fôrma, a energia dos raios, por sua vez, chegarão por irradiação até o sistema e, como já foi dito, essa irradiação atravessará o vidro. Porém os raios solares permanecerão no interior do reservatório atendendo assim, o princípio do efeito estufa. A luz que vem do sol também será aproveitada, pois tendo o interior da fôrma pintada de preto, a energia da luz que foi absorvida pela cor preta se converterá em calor que será transferido para a água. Tendo então a água com temperatura ascendente, e obedecendo aos princípios da física (convecção) , a água “quente” subirá pela mangueira conectada à lata e a água “fria” descerá pela mangueira conectada à fôrma, gerando assim um revezamento. Depois de um período de tempo (que será relativo à quantidade de água, obedecendo seu calor específico) a água toda do sistema estará aquecida.

  • Observações:

Após a montagem foi observado e constatado através de testes práticos que o sistema apresentava uma falha decisiva em seu funcionamento que comprometeu por completo o aquecedor. Tratava-se de um vazamento no reservatório pela parte de tangência do vidro o que impossibilitou seu funcionamento, pois quando era depositada a água a ser aquecida, a mesma escoava através da citada fístula/ vazamento.

  • Considerações Finais:

Tendo em vista que o aquecedor não funcionou por causa da má adesão do vidro á fôrma, pode-se concluir que é mais eficiente é aconselhável que esse passo de montagem seja feito de outra forma, visando a melhor eficiência. A colagem por cima da fôrma parece ser mais eficiente, conforme foi observado em outros trabalhos. Em relação as outras partes do trabalho, não foi observado mais nenhuma falha.

  • Licença:

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Roteiro De Replicação

  1. Faltou explicar, fisicamente, o funcionamento do Aquecedor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)