Roteiro de Replicação 2108

Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2012.
Colégio Pedro II – Campus Centro
Grupo: Dominique Santos  – nº 07
Ítalo Martins             – nº 13
Lucas Macedo        – nº 18
Natasha Lima         – nº 23
Su Li Hang               – nº 28
Turma: 2108       Professor: Sérgio

Material: – 2 Caixas de Papelão de Tamanhos Diferentes.
– 2 Folhas de Papelão
– Rolo de Papel Alumínio
– Vidro
– Super Bond
– Cola Branca
– Grampeador
– Durex
– Jornal
– Tinta Preta PVA Fosca
– Faca
– Pedaço de Arame
– Panela
– Água

Montagem: Primeiro pegamos a caixa maior, cortamos a tampa e forramos a parte de dentro da caixa com o papel laminado. Pegamos esta caixa e colocamos jornal na parte de dentro. Após este procedimento, pegamos a segunda caixa, a menor, e, sem cortar a tampa, forramos a parte de dentro, também com papel alumínio. Depois de forrada, colocamos a caixa menor dentro da caixa maior, em cima do jornal, para que não houvesse contato entre as duas caixas. E também colocamos mais jornais em volta, para facilitar, posteriormente, a condução de calor que ocorrerá. Dobramos a tampa da caixa menor para fora, de forma que ela encostasse na parte superior da caixa maior. Com a sobra da tampa, pegamos uma faca, e marcamos o limite da sobra, para que ela pudesse dobrar novamente para poder prendermos uma caixa a outra com grampeador. Assim é finalizada a base. Logo após, pegamos uma folha de papelão e cortamos no tamanho do “chão” da caixa menor. Ela servirá como um tabuleiro. Pintamos essa tabua de preto e colocamos sobre o fundo da caixa menor.
Para fazer a tampa pegamos uma folha de papelão e colocamos sobre a base. Marcamos as sobras da tampa com a ponta de trás de uma faca, para assim facilitar a dobragem. Dobramos as bordas para que ficasse no formato de uma tampa, grampeamos e colocamos durex para fixar melhor. Marcamos os limites da caixa de dentro e cortamos a tampa, para que tivéssemos uma aba na tampa, exatamente do tamanho da caixa menor. Cobrimos a parte de dentro da tampa com papel alumínio. Levantamos a aba da tampa e deixamos ela inclinada, colocando um pedaço de arame, em formato Z, para dar suporte. Colamos o vidro no lugar da tampa na parte onde a aba ficou inclinada, para podermos fechar a caixa por completo e fazer uma simulação de efeito estufa lá dentro. Pintamos a caixa e a tampa de preto para finalizar. Para a testagem utilizamos uma pequena panela, com água dentro, para podermos medir a variação de temperatura.

Temperatura Inicial: 23,5ºC
Temperatura Final: 41ºC
Variação de Temperatura: 17,5ºC
Tempo Inicial: 12h 44min
Tempo Final: 15h 20min
Variação de Tempo: 2h 36min
Temperatura Ambiente do dia 23/10/12: 26,5ºC
Media de Aquecimento: aproximadamente 6,73ºC/h
f(t) = 6,73t + 23,5ºC
Substância: Água

Direitos Autorais: O projeto é uma replica de um forno solar realizado por Dominique Santos, Ítalo Martins, Lucas Macedo, Natasha Lima e Su Li Hang, para a aula de física do ano de 2012, no Colégio Pedro II – Campus Centro. A utilização(não comercial) do projeto, após a apresentação, é autorizada ao professor Sérgio Lima, dentro ou fora do Colégio Pedro II. Toda e qualquer modificação ocorrida neste projeto é de responsabilidade dos alunos citados acima.

Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Roteiro de Replicação 2108

  1. Faltou discutir a física de funcionamento do forno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)