Colégio Pedro II – Unidade Centro
Gabriel de Assis – 12
Lucas Correa – 19
Gabriel Gomes – 10
Guilherme Coelho – 15
Turma: 2104
Roteiro de Replicação – Física
Materiais necessários
– 2 caixas de papelão (uma menor que a outra)
– Papel alumínio (quantidade depende do tamanho da caixa)
– Cola branca
– Uma folha de papelão para fazer a tampa
– Tinta preta
Construção e eficiência
A princípio vimos tutoriais de como construir um forno solar usando uma caixa de isopor ao invés de papelão, porém resolvermos usar papelão para que não ocorresse nada errado futuramente. A caixa maior possuía quatro abas que foram cortadas e coladas para fazer a borda e esse espaço (da borda) foi preenchido com jornal. A caixa menor foi revestida de papel alumínio e encaixada sobre a caixa maior. Para fazer a tampa basta revesti-la de alumínio, o encaixe vai depender do formato de sua caixa, nem sempre o jeito que alguém usou em sua caixa vai funcionar na sua.
O forno aquece um objeto que estava à temperatura de 24 graus até 38 graus num período de 20 minutos, porém uma chuva impediu que continuássemos coletando dados.
Considerações finais
Apesar de ser uma tecnologia antiga, criada por volta de 1770, ainda é pouco utilizado nos dias de hoje, talvez por falta de incentivo ou até mesmo conhecimento. Antes mesmo de fazer esse trabalho eu (Gabriel de Assis) não sabia o quão fácil e rápido era construir um forno solar. Espero que daqui a um tempo essa tecnologia seja encontrada em todo lugar.
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.