1 – Cabeçalho
Colégio Pedro II – Campus Centro
Primeira série do Ensino Médio
Turma 2018
Grupo:
Daniel José de Araújo Pereira – nº 04
Igor Monteiro Pereira – nº 10
Gabriel Cravo – nº 08
João Pedro Nunes – nº 13
Marcelo Monte– nº 23
2 – Montagem
Material :
– Mangueira plástica fina (aproximadamente 1 metro)
– Durepoxi
– Bandeja metálica retangular
– Tinta preto fosco
– 4 “tubinhos” de metal com 3cm cada (antena de TV)
– Uma lata metálica vazia
– Vidro feito sob medida de acordo com a sua bandeja
1º passo: Use uma furadeira para fazer os dois buracos necessários na bandeja metálica, perto das extremidades da bandeja. Faça dois furos na lata também, um perto do fundo e outro um pouco acima da metade.
2º passo: Após, lixe ou passe álcool no fundo da bandeja e depois a pinte com tinta preto fosco e aguarde que seque (o processo não será rápido, então é recomendado que fique no sol).Agora passe uma segunda mão de tinta preto fosco no fundo da bandeja.
3º passo: Medir a distância entre o reservatório o coletor, e corte a mangueira, de modo que a parte que sai de cima da lata se ligue ao furo mais próximo da bandeja e o furo da parte de baixo se ligue com o furo que fica mais distante da bandeja (a mangueira que sai da parte de baixo precisa ser maior).
4º passo: Com o durepoxi, cole os tubinhos de metal (pedaço da antena de TV) e a mangueira tanto aos dois furos da lata (por dentro e por fora) quanto aos dois da bandeja (também por dentro e por fora). Molde bem o durepoxi para que fique mais firme.
5º passo: Colar o vidro ao coletor com o durepoxi, tanto pela parte que de cima do vidro quanto a de baixo, para maior fixação e para excluir possibilidade de vazamento. Fixe o vidro o mais próximo possível do fundo da bandeja, pois assim aquecerá mais rápido. Se achar melhor, use espaçadores para unir o vidro e a bandeja (nosso grupo não usou).
6º passo: Arranje um suporte para o reservatório, pois esse precisa estar a uma altura acima do coletor. O coletor também precisa estar a um certo grau de inclinação para poder reter melhor os raios solares, preferencialmente 23º. No caso desse grupo, fizemos o suporte para o reservatório e para o coletor de papelão, então não é necessário se preocupar tanto com outros materiais e acabar aumentando o gasto.
Observe como deve estar o seu trabalho:
Encha com água de modo que tanto o reservatório, a mangueira e o coletor estejam cheios e exponha-o ao sol (preferencialmente ao sol, como outra alternativa, pode ser usado uma lâmpada) para fazer o teste.
É recomendado que na primeira vez que você encher de água, observe se há alguma bolha de ar, pois poderá causar problemas futuros (não acontecerá troca de calor por convecção). Observe e anote a temperatura inicial da água, aguarde aproximadamente uma hora, e veja se houve ou não o aumento de temperatura (para uma hora o aumento é entre 8ºC e 10ºC).
Ps: No caso nosso grupo, usamos uma lâmpada para fazer o teste e ver se a água estava aquecendo. Logo, se estiver de noite, você pode fazer dessa maneira também.
7º passo: Isolar o reservatório de alguma maneira (jornal, borracha, isopor) para que não haja transferência de energia térmica enquanto o processo ocorre.
3 – Cálculo da taxa de irradiação
O cálculo da taxa de irradiação é dado por:
Calor/área.tempo = Massa x Calor Específico x Variação de Temperatura/ Área da bandeja (apenas do fundo) em cm² x Tempo necessário em segundos
No trabalho do grupo, obteremos:
Massa = 2000ml = 2000g
Tempo: 40min = 2400s
Calor específico: 1cal/g
Variação de temperatura = 40ºC (T final) – 31ºC (T inicial) = 9ºC
Área da bandeja: 29,5cmx19,8cm = 584,1cm²
Fazendo o cálculo, obteremos:
Taxa de irradiação = 2000x1x9/2400×584,1 = 18.000/1.401.840 = aproximadamente 0,1284027cal/cm².s
4 – Item facultativo
a) Consumo Mensal de água quente em uma família de 4 pessoas (chuveiro)
Após pesquisarmos, achamos os seguintes dados:
1 banho = 45L por pessoa (banho de 10 minutos)
Logo, a cada 1 min, o chuveiro tem capacidade de 4,5L
Levando que cada pessoa toma pelo menos um banho quente por dia e uma família com 4 pessoas, temos:
4,5x10x4 = 180L por dia
180×30 = 5.400L mensais
Ps: O grupo achou necessário expor apenas o consumo mensal de banho de água quente, pois, normalmente não se usa água quente para lavar louça, ou lavar as mãos, a casa e coisas do tipo.
b) Economia gerada pelo aquecedor
Para esse cálculo, usamos como base o chuveiro elétrico Lorenzetti Ducha Relax, que possui potência de 6500W = 6,5kWh
Tempo que o chuveiro fica ligado: 10x4x30= 1200min = 20h
20 x 6,500 = 130kWh por mês
Preço do kWh ainda vigente na empresa Light: R$0,32874
Logo, teremos: 130 x 0,32874 = 42,72362
Então, temos que a economia de uma família ao trocar o aquecedor para o solar é de aproximadamente R$47,70 mensais.
Roteiro de Replicação do Aquecedor Solar de BP está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Faltou explicarem, fisicamente, como o aquecedor funciona!