Roteiro de Replicação do Experimento

▪ Colégio Pedro II – UEC

▪ Nomes:
Beatriz Espirito Santo – nº6
Jaqueline Alves – n°20
Karina Karmirian – nº22
Marcella Lustoza – nº24

▪ 1° ano: Turma 2104

O conceito físico da força de atrito, objetivo de nosso trabalho, procura determinar e calcular o retardo que os movimentos terão devido à rugosidade de suas superfícies. Para isso, através do nosso experimento, determinaremos o coeficiente de atrito através das massas e das distâncias do sistema.

▪ Passo-a-Passo:

Primeiramente, com o auxílio da balança, medimos as massas dos blocos distintos. Após feito isso, montamos o sistema ligando os blocos por um fio de massa desprezível (fio de nylon)e passando pela roldana, que colocamos na quina da mesa. A partir daí, logo abaixo da quina da mesa, posicionamos um banco para que o bloco A terminasse sua trajetória, e o sistema parasse. Através dos instrumentos (fita métrica, balança) medimos as seguintes distâncias e tempos:

MA = 0,05kg
MB = 0,1kg
x = 0,136m (deslocamento do bloco B)
h= 0,133m (altura percorrida pelo bloco A)

▪ Aplicando a fórmula:

Com todos os valores, aplicamos estes  na fórmula:

µ = MA h / (MA + MB)x + MBh

0,1.0,133/(0,1+0.05).0.136+0,05.0,133
0,0133/0,15.0,136+0,00665
0,0133/0.0204+0.00665
0,0133/0,02705 = 0,491

µ = 0,491(aprox.)

 ▪ Incertezas:

Por erros sistemáticos o nosso procedimento pode ser considerado incerto, para termos uma ideia do nível de exatidão do experimento seria necessário somente calcular a aceleração do sistema através das massas, distâncias, e do coeficiente que agora possuímos, e posteriormente compara-la com aceleração “ideal” que seria achada através de uma simulação.

 Obs: Aceleração do Sistema: a= (MA µMB/MA+MB)g

Aceleração ideal é feita a partir da velocidade da massa do bloco b ao terminar de percorrer a distancia h. Esta seria a velocidade inicial, que seria somada a aceleração ideal vezes o resto do tempo, que é o tempo que o bloco B demora para percorrer x .



       

Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil</a>.Licença Creative Commons
Roteiro de Replicação do Experimento está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.

Esta entrada foi publicada em 2104, Projetos-Aprendizagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)