Colégio Pedro II – Campus Centro
Nome: Manuela Araújo N°: 19
Nome: Tatiana Gomes da Silva N° : 31
Nome: Ana Carla Borges N°: 36
Prof°: Sérgio Lima
Série: 1° ano
Turma: 2108
Introdução :
Antes de iniciar a montagem é importante saber como irá funcionar o forno solar através dos fenômenos físicos como a propagação de calor onde ocorre a transferência de calor de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura que poderá ocorrer através de três processos condução , convecção e irradiação. No forno a ser montado á condução ocorre dentro das caixas que retém a energia térmica recebida do sol através da irradiação onde o processo de propagação se da por ondas eletromagnéticas que ao entrarem em contato com o vidro transformam-se em energia térmica, já a convecção ocorre enquanto há o processo de aquecimento do alimento ou liquido dentro do forno; na convecção o aquecimento acontece da seguinte forma: as porções mais quentes da parte inferior iram subir pois estão com a densidade diminuída já as porções mais frias da parte superior ficará com maior densidade descerá mantendo assim um ciclo de aquecimento. Outro fenômeno que ajuda no bom funcionamento do forno é a reflexão luminosa que ocorre com a forragem com papel alumínio nas partes internas das caixas e externa da caixa menor que ao entrarem em contato com os raios solares ajudaram a manter o forno aquecido.
Materiais para a montagem do forno:
– 2 caixas de papelão
– cola branca
– tesoura
– jornal
– tinta preta
– pincel
– um rolo de papel alumínio
– uma faca de serra
1° passo: faça cortes nos cantos da caixa de fora com
a faca para adquirir a profundidade desejada , caso a caixa seja muito grande, faça na caixa menor também
2° passo: forre com papel alumínio as duas caixas, porém na caixa de fora cole papel alumínio somente na parte de dentro e nas abas. Na caixa de dentro pinte o fundo de preto.
Obs: antes da colagem completa das caixas reforce os cantos com papel alumínio cortando-as em tiras.
3° passo: amasse jornais e coloque no interior da caixa de fora, esse método serve para que a caixa menor chegue até o topo da caixa maior.
4° passo: para a montagem da tampa, deve-se pegar uma folha de papelão e marcar o tamanho do contorno da base da caixa maior. Corte-a neste tamanho de modo que haja abas nas bordas da tampa para encaixa-la na caixa
5° passo: cortar uma abertura na tampa que seja do tamanho da caixa menor, para que seja possível abrir e fechar o forno. Logo após, colar papel alumínio na parte da tampa menor que fica virada para dentro do forno
6° passo: encaixar um pedaço de vidro, do tamanho da base da caixa menor, na tampa maior
O FORNO ESTÁ PRONTO!!!
19° = temperatura inicial
48° = temperatura final
29° = variação de temperatura
9h30 = tempo inicial
11h30 = tempo final
T(t) = Temperatura
T= tempo (em horas)