roteiro de replicação – Forno solar

Colégio Pedro II – Campus Centro

Nome: Manuela Araújo N°: 19

Nome: Tatiana Gomes da Silva  N° : 31

Nome: Ana Carla Borges N°: 36

Prof°:  Sérgio Lima

Série: 1° ano

Turma: 2108

Introdução :

 

Antes de iniciar a montagem é importante saber como irá funcionar o forno solar através dos fenômenos físicos como a propagação de calor onde ocorre a transferência de calor de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura que poderá ocorrer através de três processos condução , convecção e irradiação. No forno a ser montado á condução ocorre dentro das caixas que retém a energia térmica recebida do sol através da irradiação onde o processo de propagação se da por ondas eletromagnéticas que ao entrarem em contato com o vidro transformam-se em energia térmica, já a convecção ocorre enquanto há o processo de aquecimento do alimento ou liquido dentro do forno; na convecção o aquecimento acontece da seguinte forma: as porções mais quentes da parte inferior iram subir pois estão com a densidade diminuída já as porções mais frias da parte superior ficará com maior densidade descerá mantendo assim um ciclo de aquecimento. Outro fenômeno que ajuda no bom funcionamento do forno é a reflexão luminosa que ocorre com a forragem com papel alumínio nas partes internas das caixas e externa da caixa menor que ao entrarem em contato com os raios solares ajudaram a manter o forno aquecido.

Materiais para a montagem do forno:

– 2 caixas de papelão

– cola branca

– tesoura

– jornal

– tinta preta

– pincel

– um rolo de papel alumínio

– uma faca de serra

 

1° passo: faça cortes nos cantos da caixa de fora com
a faca para  adquirir  a profundidade desejada , caso a caixa seja muito grande, faça na caixa menor também

2° passo: forre com papel alumínio as duas caixas, porém na caixa de fora cole papel alumínio somente na parte de dentro e nas abas. Na caixa de dentro pinte o fundo de preto.

Obs: antes da colagem completa das caixas reforce os cantos com papel alumínio cortando-as em tiras.

3° passo: amasse jornais e coloque no interior da caixa de fora, esse método serve para que a caixa menor chegue até o topo da caixa maior.

4° passo: para a montagem da tampa, deve-se pegar uma folha de papelão e marcar o tamanho do contorno da base da caixa maior. Corte-a neste tamanho de modo que haja abas nas bordas da tampa para encaixa-la na caixa


5° passo: cortar uma abertura na tampa que seja do tamanho da caixa menor, para que seja possível abrir e fechar o forno. Logo após, colar papel alumínio na parte da tampa menor que fica virada para dentro do forno

6° passo: encaixar um pedaço de vidro, do tamanho da base da caixa menor, na tampa maior

O FORNO ESTÁ PRONTO!!!

19° = temperatura inicial

48° = temperatura final

29° = variação de temperatura

9h30 = tempo inicial

11h30 = tempo final

2hrs = variação de tempo

T(t) = Temperatura

T= tempo (em horas)

T(t)= 14,5.t + 19

Esta entrada foi publicada em Projetos-Aprendizagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)