Roteiro de replicação do experimento – Atividade em grupo

Colégio Pedro II – U.E. Centro
Trabalho de física – 3 certificação de 2010 – Professor Sérgio
Trabalho por: Gabriela Dias (08), Igor Rocha (10), Melissa Meirelles (25) e Taluya Góes (36) – Turma 2102

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike License.

Primeiramente, os cálculos

“Mi” experimental:
Coeficiente de atrito = mA.h / (mA + mB )x +mB.h
218.1,15/ (218 + 200)0,58 +200.1,15

Mi cinético = 0,53

Aceleração experimental:
a = 2h/t²
a = 2.1,15/0,8²

Aceleração do bloco A = 3,59 m/s²

Aceleração teórica:
a = (mA – mi . mB / mA + mB ) . g
a = (218 – 0,53.200/218 + 200) . 9,8

Aceleração do bloco B = 2,62 m/s²

A teoria do experimento

O experimento consiste basicamente em um sistema composto por dois blocos (A e B ),  ligados por um fio inextensível que passa por uma polia de massa desprezível, sendo que os blocos estão da seguinte maneira: um na vertical apoiado em uma mesa (A) e o outro suspenso pelo fio (B ).
Quando segurado o bloco A, o sistema fica em repouso, mas ao soltarmos, o bloco B que está suspenso se desloca até uma superfície fazendo-o parar, simultaneamente o primeiro bloco também se desloca porém quando o segundo bloco para, curiosamente o primeiro continua a se deslocar.
Ao analisarmos este experimento pelo olhar da física, chegamos as seguintes conclusões:

Primeiramente, o sistema estava em repouso e isso se deve ao princípio da inércia, ou seja, a primeira lei de Newton, portanto o somatório das forças resulta a 0 (nulo).

Ao soltarmos o bloco A, prontamente o sistema se move, ou seja, ele acelera já que o somatório das forças agora, não é mais nulo. A força que gera esse movimento é a força peso do bloco B, que está suspenso, “puxando-o para baixo” (gravidade).

Como os dois blocos estão ligados por um fio, pela terceira lei de Newton, a tração exercida no fio ligado ao bloco B tem valor igual àquela sobre o bloco A.

Porém ao compararmos a teoria com a prática da simulação, e como não vivemos num mundo perfeito, ocorrerá erros, o que leva a realização do experimento demasiada vezes, como também possuimos instrumentos limitados, é preciso trabalhar com medidas aproximadas como no cronômetro e na fita metrica, o fio também não é ideal e o atrito da mesa não é constante. Portanto, por mais que a prática tente ser fiel a teoria, apresentará diferenças mesmo que nem sejam perceptíveis.

Descrição do experimento

Materiais:  Fita métrica
Mesa
Uma roldana
Cronômetro
Dois blocos de massas diferentes
Um fio de náilon (praticamente inextensível)

Procedimentos:

Primeiramente, montaremos o sistema de forma que o bloco A de maior massa (218g), fique suspenso pelo fio distando h da superfície. O outro bloco B de massa 200g ficará  em contato com a mesa preso por este mesmo fio que passará pela roldana, este bloco ficará a uma distancia maior que h. Depois de montado o sistema faremos o experimento, ao soltarmos o bloco A este percorrerá uma distancia, acelerado puxado pela tração do fio, que será h, com a fita métrica medíramos h e com o cronômetro vamos medir o tempo em que o bloco A se deslocou acelerado. Mesmo quando o bloco A encontrar o chão e não houver mais tração o bloco A se deslocará, essa distância ele percorrerá desacelerado graças a força de atrito da mesa com o bloco que age contra o movimento, mediremos essa distância x. Com esse dados calcularemos o “Mi”, a aceleração experimental e a aceleração esperada.

Dados usados :

h = 1,15m
x = 0,58m
t =  0,8s

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)