Colégio Pedro II Campus Centro
Turma: 2108
Integrantes: Guilherme Luiz ñ: 10, Giovanna Granato ñ: 8 , Isabelle Loivos ñ: 13, Verena ñ: 26, Juliana ñ:
- Materiais utilizados:
-Duas caixas de papelão sendo uma maior que a outra
-Papel alumínio
-Tinta preta
-Tesoura
-Jornais
-Filme PVC
-Barbante
-Papelão
-Dois lápis
-Durex
- Como fizemos:
Primeiramente, nós cortamos todas as abas de cima, que fechavam as caixas. Depois, com a tinta preta, pintamos a caixa maior por fora. Na caixa menor, nós forramos toda de papel alumínio por dentro.
Em seguida, fizemos o refletor, que é uma placa de papelão do tamanho da tampa da caixa maior, em seguidas cobrimos de alumínio por dentro.
Para a tampa, nós pegamos outra placa de papelão, e cortamos um quadrado com aproximadamente ¾ da área da placa. Cobrimos então o quadrado com o filme pvc, e colamos com durex. Depois disso, fizemos dois furos no meio da lateral inferior de ambas as placas e na caixa maior, e passamos o barbante por todas elas, amarrando ao final.
Por último, centralizamos e colamos a caixa menor dentro da caixa maior e preenchemos o espaço entre elas com papel de jornal.
- Funcionamento do forno:
A tampa do forno forrada de alumínio reflete os raios solares para que eles penetrem na caixa menor e transfiram calor para o objeto a ser aquecido. A inclinação da tampa é regulada usando os lápis da maneira que melhor aproveita a luz solar.
O espaço entre a caixa maior e a menor é preenchido com jornal para não deixar que o calor se perda para o meio externo, já que jornal é um bom isolante térmico.
O plástico filme permite que os raios solares entrem, porém não permite que eles saiam, mantendo toda energia térmica no forno.
A caixa menor é forrada internamente de alumínio refletir os raios solares para o objeto a ser aquecido
Só falou imagens para ilustrar a montagem e funcionamento. Parabéns