Roteiro do Projeto de Aprendizagem #2

Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro

Nome: Pâmella Borges        

Mariana Fiami

Maiyara Marques

Turma: 2108

Turno: Tarde

Disciplina: Física

Professor: Sérgio Lima

Para estimar a velocidade de lançamento de um jato de água é importante saber a velocidade, a aceleração (da gravidade, 9,8m/s²) e o deslocamento.

Precisamos primeiramente medir o ângulo (Θ) do jato em relação à sua base. Pegando um compasso e fazendo com ele o mesmo ângulo do jato, veremos em um transferidor qual o ângulo. Depois precisamos medir o a altura máxima do jato de água. Utilizando uma régua para medir na horizontal o alcance da água e dividindo pela metade, pegaremos o ângulo descoberto anteriormente e mediremos a altura, de acordo com a tangente (cat. Oposto/ cat. Adjacente).

Sabendo o ângulo e a altura máxima é só calcular o seu seno e substituir as medidas encontradas na equação de Torricelli (Vy²=Voy²-2.g.hmax) ou na equação de altura máxima (hmax= V0².sen²Θ/2g), no caso, a que achar mais simples, para encontrar a velocidade inicial.

Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Roteiro do Projeto de Aprendizagem #2

  1. Olá Pessoal,

    Para estimar a velocidade de lançamento é importante saber a velocidade? Não há algo estranho aí? A metade do alcance horizontal mais a tangente do ângulo é igual a altura máxima? Não seria mais fácil (e correto) medir logo a altura máxima?

    Se puderem, registrem (fotos de celular mesmo) o experimento.

    abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.