Pedro II -Unidade escolar Centro
Componentes;
-Átila Vieira Lobato
-Ana Carolina Sanches
-Tadeu Moraes
-Virgínia Codá
Materiais Necessários:
-Roldana
-Barbante
-Dois pesos de 2 e 4 kg
-Fita Métrica
-Cronometro
Procedimentos:
Unir os dois pesos com o barbante(que deve ser grande suficiente para superar o dobro da medida do bloco pendurado até o chão), entre os pesos ficara a roldana na lateral da mesa. Dessa forma , um peso ,o mais leve, ficará em repouso sobre a mesa ou bancada e o outro,o mais pesado, pendurado pelo barbante. A distância do peso para o chão deve ser menor do que a distância do peso que esta em repouso na bancada até a roldana e essa distância deve ser anotada.Feito isso o experimento está oficialmente montado.
Para começar o experimento vamos soltar o peso pendurado e cronometrar o tempo q o mesmo levou para atingir o solo, depois disso com o tempo e a distância calcularemos a aceleração do cubo e aplicaremos tais dados ao bloco de cima.
O local cujo bloco termina o movimento menos a distância calculada anteriormente resultara no local onde nenhuma força atuava sobre o bloco apenas a velocidade que foi resultado da tração do outro corpo.Logo, a partir desse ponto o corpo “começa”a parar por resultado de uma Fat ,cujo nosso objetivo no trabalho é descobri-la e descobrir o coeficiente de atrito da superfície.