Roteiro para atividade sobre as Leis de Newton

Adrianno de Abbadia Sampaio nº 1                 T.2108

Daniel Rosso nº 12

Rafael de Souza Miranda de Azevedo nº30

Neste experimento, as grandezas físicas que deverão ser medidas são as seguintes: as distâncias x e h, as massas dos blocos A e B, a tração da corda, o coeficiente de atrito e as forças de atrito e Normal, estes três últimos no bloco B, a aceleração e velocidade do sistema e, por fim, o tempo.

Essas grandezas se relacionam deste modo: atuam no bloco B, que vai deslizar pelo plano horizontal, a força Normal, que é a reação do plano e igual ao seu peso (mB.g), a tração da corda e força de atrito (μ . N) , que atua no sentido contrário do movimento. No bloco A, atua seu peso (mA.g) e tração da corda. Como estas grandezas são variáveis, dependendo da massa dos blocos, o tempo, a velocidade e também a aceleração irão variar.

Podem ocorrer erros em todo experimento, por isso, para ter medições mais acuradas, o indicado é repeti-lo várias vezes. As possíveis fontes são imprecisões nas medições das grandezas, como, por exemplo, atrasos no cronômetro na hora de medir o tempo de descida do bloco A, e também de escorregamento de B.

Vamos determinar a aceleração do sistema usando a 2ª Lei de Newton (Força Resultante igual a massa multiplicada pela aceleração) para os dois blocos:

-No bloco A:  mA·g-T = mA·a  (Peso – Tração = Massa A vezes Aceleração)

-No bloco B: T – μN = mB·a  (Tração – Força de atrito = Massa B vezes Aceleração)

Então, a aceleração do sistema será determinada com a equação  a = (mA + μ·mB / mA + mB )· g

Por fim, usando os dados que temos no experimento, o coeficiente de atrito μ poderá ser determinado pela equação: μ = mA·h / (mA + mB )x + mB·h

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)