Nome: André Luiz Magalhães Nº: 02
Anne Beatris Rocha 03 Turma: 2102
Lorena Cristine Cavalcante 18
Marisol Leitão 24
Nesse sistema as grandezas físicas a serem medidas são:
Forças sobre o bloco A – peso, tração,
Forças sobre o bloco B – normal, tração, força de atrito
No sistema: Distâncias h e x, Coeficiente de atrito, Aceleração, Tempo nos quais os blocos percorrem as distancias, além da massa dos blocos.
-Física envolvida no experimento:
No bloco A:
Peso: massa do bloco A x gravidade
Peso: mg
Tração: peso – tração = massa x aceleração
mg – t = ma
No bloco B:
Normal: normal = peso = mg
Força de atrito: coeficiente de atrito x N
Tração: T – força de atrito = massa x aceleração
No sistema:
Aceleração:
A aceleração será calculada através das equações do MUV (S= S0 + V0t + at²/2)
Ou através desta equação:
Ou seja,
Aceleração = massa do bloco A – coeficiente de atrito x massa do bloco B x gravidade
massa do bloco A + massa do bloco B
Ao calcularmos a aceleração através da equação do MUV, poderemos calcular o coeficiente de atrito através da outra equação. Com isso, poderemos calcular todas as forças que atuam no conjunto através de um sistema de equações:
Peso – tração = massa x aceleração
Tração – força de atrito = massa x aceleração
O tempo será calculado através de um cronômetro e as distancias “x” e “h” serão medidas com uma régua, fita métrica ou trena.
-Maiores fontes de erros:
Os erros que se pode encontrar mais facilmente neste tipo de experimento são os erros sistemáticos, ou seja: erros que ocorrem a a partir de defeitos do método empregado para se medir e/ou pertencentes aos aparelhos utilizados.
E também erros acidentais ou aleatórios, que são os que acontecem de forma acidental e variável, algo simples como diferente interpretação ou falta de atenção com a leitura,de variação no tempo de manuseio dos materiais,estado físico e psicológico de quem está executando as etapas do experimento etc; tudo pode gerar erros.
Por exemplo, nesse sistema pode haver erros: na medida do tempo com o cronômetro, pois um pequeno atraso ou adiantamento no momento de acionar o aparelho ocasionará uma pequena diferença em relação ao tempo “verdadeiro”, a medida das distancias com a régua, podendo haver uma imprecisão, além do peso dos blocos dependerem dos recursos utilizados (material, precisão da balança entre outros), desconsiderando a massa da roldana e do fio. Erros humanos podem ocorrer também.
É bom lembrar, que erros desse tipo são comuns de ocorrer, é praticamente inevitável, e o importante é buscar o resultado mais aproximado possível, minimizando ao máximo as deformações que ocorrerem ao decorrer do processo.