Membros do Grupo:
Barbara Moll nº03
César Augusto nº05
Pedro Soares nº32
Tainá Brasil nº35
Thaís Pereira nº36
Turma:106
Grandezas Medidas:
Primeiramente falaremos sobre as grandezas físicas que precisarão ser medidas.
-Dois blocos, A e B, com massas diferentes medidos na balança (A sobre o plano e B preso por uma roldana, ao A)
-Distâncias percorridas pelos blocos, medidos por uma régua ou trena.
-Tempo de deslocamento (h e x), no qual o bloco B leva para encostar no chão, medidos por um cronômetro.
-Velocidades dos blocos em cada instante percorrido, medidas por equações que relacionam velocidades e outras grandezas.
-Aceleração do sistema em momentos diferentes, um antes e outro depois que a tração para de agir sobre o bloco, podendo ser medida através da cinemática.
-Forças atuando sobre os blocos: peso, tração e atrito; medidos através das Leis de Newton.
-Coeficiente de atrito entre os blocos e a superfície, medidos através da Dinâmica (Leis de Newton) e pela Cinética.
Chegando a M(Mi)=(ma.h)/[x(ma +mb)+mb.h], sendo h a distância percorrida pelo bloco B até que a tração pare de atuar sobre este e x a distância percorrida desde o momento em que a tração para de atuar sobre o bloco B até o momento em que este para.
Relações entre as Grandezas:
As grandezas se relacionam através das fórmulas e das Lais de Newton, tanto pela Dinâmica como pela Cinética.
-Fórmulas do M.U.V. que serão utilizadas:
V²=Vo²+ 2.a.s(Distância)
S=So+ Vo.t + (a.t²)/2
V=Vo + at
-Fórmulas de forças que serão utilizadas:
P=m.g
Fat=N.M(Mi)
Leis de Newton:
1ª Lei, Inércia – Quando a soma das forças atuando sobre o bloco for zero, este bloco permanecerá com velocidade constante, nula, já que a força aplicada é zero.
2ª Lei, Princípio Fundamental da Dinâmica – FR(Força Resultante)=m(massa) vezes a(aceleração) =>FR=m.a
3ª Lei, Ação e Reação – Para toda ação haverá uma reação com módulo e direção iguais, porém com sentido contrário.
Fontes de Erros (Incertezas):
-Arredondamento de dados.
-Tempo que se gastará para ligar e desligar o cronômetro.
-Imprecisão de medidas, erros de medidas, causados por algum tipo de erro humano.
-Uso de situações ideais, causados pelo desprezo da massa da roldana e pela elasticidade da corda.