Roteiro para experimento de dinâmica

Nomes: Andrezza Soares (04)
Julio Fernando (21)
Rachel Goulart (29)
Wu Huang Qi (35)

Turma 2108

Grandezas Físicas a serem medidas:

– as distâncias “h” e “x”, e posteriormente, os pesos de cada bloco, a força Normal em B, a aceleração do sistema, a tração na corda, a força de atrito e o coeficiente de atrito cinético μ. Também será calculado o tempo decorrido até o bloco A parar.

Esses dados somados às massas dos blocos dadas se relacionaram da seguinte forma:

– O peso de A e de B é igual às suas respectivas massas multiplicadas pela força da gravidade “g”. A força Normal de B também será calculada dessa forma.
– A partir das equações de movimento de cada bloco, presentes no link do experimento, será calculada a aceleração do sistema através de um sistema de equações, e posteriormente, a tração na corda. A aceleração pode ser calculada também cineticamente, através das equações do MUV. 
– A força de atrito será calculada a partir da equação de movimento do bloco B, e, conhecida a distância “x”, será possível calcular μ.

Utilizaremos fórmulas de MUV de velocidade, tempo e posição, as Leis de Newton (Inércia; Fr = ma, usada nas equações de movimento; e Ação e reação, usada também nas equações de movimento, e permitindo o cálculo das trações), além da fórmula da força de atrito, Fat = Força Normal N x coeficiente de atrito cinético μ.

Incertezas:

– Quando o tempo é medido com um cronômetro, pode ocorrer um erro na medida devido ao acionar e parar do aparelho.
– Com relação a distância, as divisões da fita métrica, trena, ou qualquer outro instrumento usado para medir, podem ocasionar um erro.
– Em qualquer hora do experimento, uma vez que ocorra o arredondamento de qualquer medida, isso causará erros durante o processo.
– Desconsiderar elementos como a massa da roldana, ou uma possivel elasticidade da corda que prende os blocos, pode causar alterações no resultado final.

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.