Nomes: Andrezza Soares (04)
Julio Fernando (21)
Rachel Goulart (29)
Wu Huang Qi (35)
Turma 2108
Grandezas Físicas a serem medidas:
– as distâncias “h” e “x”, e posteriormente, os pesos de cada bloco, a força Normal em B, a aceleração do sistema, a tração na corda, a força de atrito e o coeficiente de atrito cinético μ. Também será calculado o tempo decorrido até o bloco A parar.
Esses dados somados às massas dos blocos dadas se relacionaram da seguinte forma:
– O peso de A e de B é igual às suas respectivas massas multiplicadas pela força da gravidade “g”. A força Normal de B também será calculada dessa forma.
– A partir das equações de movimento de cada bloco, presentes no link do experimento, será calculada a aceleração do sistema através de um sistema de equações, e posteriormente, a tração na corda. A aceleração pode ser calculada também cineticamente, através das equações do MUV.
– A força de atrito será calculada a partir da equação de movimento do bloco B, e, conhecida a distância “x”, será possível calcular μ.
Utilizaremos fórmulas de MUV de velocidade, tempo e posição, as Leis de Newton (Inércia; Fr = ma, usada nas equações de movimento; e Ação e reação, usada também nas equações de movimento, e permitindo o cálculo das trações), além da fórmula da força de atrito, Fat = Força Normal N x coeficiente de atrito cinético μ.
Incertezas:
– Quando o tempo é medido com um cronômetro, pode ocorrer um erro na medida devido ao acionar e parar do aparelho.
– Com relação a distância, as divisões da fita métrica, trena, ou qualquer outro instrumento usado para medir, podem ocasionar um erro.
– Em qualquer hora do experimento, uma vez que ocorra o arredondamento de qualquer medida, isso causará erros durante o processo.
– Desconsiderar elementos como a massa da roldana, ou uma possivel elasticidade da corda que prende os blocos, pode causar alterações no resultado final.