Colégio Pedro II – U. E. Centro
Turma: 2108
Nomes: Dante Oliveira nº: 9
Isabella Barbalat nº: 14
Mariana Fiami nº: 23
- Materiais a serem utilizados:
-Dois blocos: A (horizontal) e B (vertical e pendurado)
-Balança
-Roldana
-Barbante ou fio de nylon
-Fita métrica
-Mesa
-Cadeira
-Fita adesiva
-Cronômetro
-Calculadora
-Bloco de anotações
- Os procedimentos que serão seguidos na realização do experimento:
Primeiramente, usaremos a balança para medir a massa dos blocos. Em seguida, fixaremos a roldana na mesa e colocaremos o fio de nylon preso aos blocos e passando pela roldana e colocaremos a cadeira que servirá como base, logo abaixo do bloco B. Com a fita métrica mediremos as distâncias do bloco A e do bloco B até a roldana e também a distância do bloco B até a cadeira.
Em seguida, marcaremos com a fita adesiva, o ponto (P), onde o bloco A, está localizado e mediremos sua distância após sua movimentação.
Quando o sistema estiver em movimento mediremos o tempo e depois que o sistema parar mediremos a distância percorrida pelo bloco A.
- As variáveis que serão medidas e como:
Com o uso da calculadora e do bloco de anotações, faremos a medição de outras grandezas como Aceleração, Tração, Força de Atrito, Normal, Peso e Velocidades, por exemplo, e as anotaremos.
- Cálculo de incertezas e erros:
Nessas medições teremos que contar com a presença de incertezas, pois não conseguimos medir o tempo exato e também as distâncias exatas com os aparelhos que usaremos e por isso faremos três medições para diminuir ao máximo as margens de erros que encontraremos.
As massas da roldana e do barbante ou fio de nylon, assim como a sua possível elasticidade serão desprezadas. Adotaremos o valor da gravidade como g = 9,8 m/s².