Colégio Pedro II – U.E. Centro
Professor: Sérgio Lima
Grupo:
-Átila
-Bernardo
-Gabriel Honorato
-Juliano
-Rodrigo
-Tadeu
Turma: 2104
Roteiro:
Material necessário:
-Trena (ou fita métrica)-> para marcar distância<br />
-Cronômetro -> para medir o tempo levado para percorrer a distância determinada<br />
-Fita crepe -> para marcar o ponto de partida e o ponto de chegada do percurso
Hipóteses:
Foram elaboradas 2 hipóteses:
– Hipótese 1: A velocidade de uma pessoa correndo é influenciada pelo seu peso, pois quanto mais leve a pessoa, menos esforço é necessário para se deslocar permitindo maior impulsão.
-Hipótese 2: Tamanho das pernas, permitindo a pessoa percorrer distâncias maiores a cada passada por elas serem mais largas.
Testagem das hipóteses:
– Na testagem das hipóteses utilizaremos o mesmo processo para ambas: determinaremos uma distância e marcaremos com a fita crepe o ponto de partida e o ponto de chegada.Marcaremos o tempo que cada uma leva para percorrera distância determinada e mediremos sua velocidade média.
Para a 1ª hipótese, utilizaremos pessoas de pesos distintos, testando diversas vezes, com pessoas diferentes da turma (cerca de 4 ou 5 medições).
Na testagem da 2ª hipótese, utilizaremos pessoas com tamanhos diferentes das pernas e, assim como na 1ª hipótese, mediremos diversas vezes, com pessoas diferentes.
Incertezas da medida:
– Nesse experimento haverá 2 tipos de incertezas na mediçao: a incerteza no tempo e na distância
Na incerteza do tempo(aleatória), o tempo marcado terá uma ligeira diferença devido ao iniciar e ao parar o cronômetro. Para medir essa incerteza, vamos acionar o cronômetro e logo em seguida pará-lo. O tempo resultante será um valor aproximado do valor do erro.
Tempo = Tempo medido +ou- Erro(Tempo)
Para medir a incerteza da distância(Sistemática), observaremos a divisão utilizada na trena(cm, dm, etc.) e marcaremos a diferença que pode ocorrer na hora de medir (aproximadamente).
Distância = Distância medida +ou- Erro(Distância)
Cálculos:
Utilizaremos o cálculo de velocidade média:
Velocidade média = Distância/Tempo
Como há incertezas na medição tanto da distância quanto do tempo, também calcularemos a incerteza da velocidade, utilizando a fórmula de propagação de erros da divisão para medidas indiretas.
Cálculo da incerteza na velocidade:
Erro(Vm)=[erro(d)/(d) + erro(t)/t] x [(d)/(t)]
(d): distância
(t): tempo
Vm: velocidade média