Somando Forças

Nome: Lorena Scussel. Numero:18. Turma:2106

1)

2)

 

A Física está muito presente no nosso cotidiano. Mas na maioria das vezes nao nos damos conta disso.

A brincadeira do “Cabo de guerra” é uma atividade esportiva que envolve força onde duas equipes disputam entre si um teste da mesma. Entre os dois grupos existe uma linha central. O objetivo do jogo é puxar o grupo oponente, fazendo com que ele cruze a linha central. Neste atividade, podemos encontrar varios conceitos de Física.

Cada membro exerce uma força de tração sobre a corda (com as mãos), e sobre o solo (com os pés). A corda reage nas mãos e o solo nos pés. O  resultado final depende da força resultante.

Vamos analisar dois casos:

Caso 1) Se duas pessoas estiverem, por exemplo, disputando, e cada um dos lados estiver aplicando a mesma força sobre a corda, o jogo ficará empatado. Nenhuma das duas pessoas, e nem a corda, vai sair do lugar. Se chamarmos nesse caso as forças de F1 e F2, e se, de cada lado, estivesse sendo feita uma força de 50kgf, a Força Resultante seria zero, pois, como F1 e F2 possuem mesmo módulo e direção,  mas sentidos opostos ,  se “anulariam”. (3ª Lei de Newton -Ação e Reação)

Caso 2) Porém, se as forças aplicadas forem diferentes (F1=20kgf – Lado Esquerdo / F2= 100 kgf – Lado Direito), o vetor da força F2 teria o comprimento maior que o da força F1. Nesse caso, a Força Resultante deixaria de ser zero e assumiria o valor de 80kgf, e “apontaria” para a direita. As duas forças continuariam a ter mesma direção e  sentidos contrários. Mas, como os módulos das forças são diferentes, as forças não se “anulariam”, e a pessoa/grupo que aplicar a força de maior intensidade ganharia a brincadeira, pois conseguiriam fazer o outro grupo/pessoa atravessar a linha marcada!

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)