Somando Forças

Nome: Lorena Scussel. Numero:18. Turma:2106

1)

2)

 

A Física está muito presente no nosso cotidiano. Mas na maioria das vezes nao nos damos conta disso.

A brincadeira do “Cabo de guerra” é uma atividade esportiva que envolve força onde duas equipes disputam entre si um teste da mesma. Entre os dois grupos existe uma linha central. O objetivo do jogo é puxar o grupo oponente, fazendo com que ele cruze a linha central. Neste atividade, podemos encontrar varios conceitos de Física.

Cada membro exerce uma força de tração sobre a corda (com as mãos), e sobre o solo (com os pés). A corda reage nas mãos e o solo nos pés. O  resultado final depende da força resultante.

Vamos analisar dois casos:

Caso 1) Se duas pessoas estiverem, por exemplo, disputando, e cada um dos lados estiver aplicando a mesma força sobre a corda, o jogo ficará empatado. Nenhuma das duas pessoas, e nem a corda, vai sair do lugar. Se chamarmos nesse caso as forças de F1 e F2, e se, de cada lado, estivesse sendo feita uma força de 50kgf, a Força Resultante seria zero, pois, como F1 e F2 possuem mesmo módulo e direção,  mas sentidos opostos ,  se “anulariam”. (3ª Lei de Newton -Ação e Reação)

Caso 2) Porém, se as forças aplicadas forem diferentes (F1=20kgf – Lado Esquerdo / F2= 100 kgf – Lado Direito), o vetor da força F2 teria o comprimento maior que o da força F1. Nesse caso, a Força Resultante deixaria de ser zero e assumiria o valor de 80kgf, e “apontaria” para a direita. As duas forças continuariam a ter mesma direção e  sentidos contrários. Mas, como os módulos das forças são diferentes, as forças não se “anulariam”, e a pessoa/grupo que aplicar a força de maior intensidade ganharia a brincadeira, pois conseguiriam fazer o outro grupo/pessoa atravessar a linha marcada!

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.