Trabalho de fisica em grupo 3 certificação.

Integrantes do grupo:

 

David Lima                             n:5

Eduardo Naslausky             n:6

Gabriel Rodrigues                n:7

Patrick Vale                            n:29

 

Turma:2102

 

Ao irmos ao laboratório de fisica para fazer o experimento de leis de newton, vimos um sistema composto por 2 pesos, 1 roldana e uma corda, despresamos o peso da corda e o atrito desta na roldana, o peso de A= a 200g(na vertical) e o peso de B=224g(na horizontal). Os instrumentos utilizados por nós no experimento foram: um cronometro, e uma fita metrica(uma balança tambem seria utilizada para medir as massas, porem estas ja nos foram informadas).Começamos medindo a distancia do ponto em que o peso da horizontall foi solto por um integrante do grupo, até o ponto em que a força peso do bloco A não era mais exercido(no momento em que o bloco A atinge o “solo”),  o chamamos de h. Medimos tambem a distancia em que o bloco B começava a acelerar negativamente(ou seja quando a força peso do bloco A não era mais exercida na polia) ate o ponto em que o bloco B parava totalmente que chamamos de x . Depois medimos o tempo que levava para o bloco percorrer x, e  o tempo que o bloco faz durante todo o percurso desde de ser solto até parar.

Dados: h=1,15 m/x=0,52 m/ tempo para percorrer x=0,87 s/tempo para percorrer o percurso todo= 1.18 s

 

Algumas fontes de erros puderam ser percebidas no experimento, uma delas foi que despresamos o atrito entre a roldana e o fio, alem de considerar o atrito na mesa constante, e na prática esse não era constante devido a marcas feitas na mesa, alem de tambem desconsiderarmos a força elastica no fio por mais insignificante que ela seja. Alem de possiveis falhas na hora de medir o tempo(falha humana) mesmo usando os metodos da repetição, e obtendo uma media dos tempos pode haver erros.

 

Dicas:Verificar se o fio está bem preso a roldana, alinhar o fio à linha imaginária entre os 2 sensores, tomar cuidado para não esbarrar nos mesmos e ficar atento ao cronómetro, pois por diversas vezes ele não desliga ou não liga quando o peso passa sobre ele.

 

Para sabermos o coeficiente de atrito, usaremos a formula:Mi=ma.h/(ma+mb).x + mb.h

Substituindo e resolvendo, temos:  Mi=0,200 x 1,15/(0,200+0,224) x o,52 + 0,224 x 1,15

Mi=0,23/0,22+0,26

Tendo como resuldado Mi=0,48(aproximadamente).

 

Para sabermos a aceleração teórica, usaremos a seguinte equação: a= (ma-Mi.mb).g/ma+mb        (g=9,8m/s²)

Substituiremos os valores e obteremos :

a=(0,200-0,48 . 0,224)9.8/0,200+0,224 :. 0,09 . 9,8/0,424:. a=2,1(aproximadamente).

 

Já para a aceleração experimental usaremos a seguinte expressão:  a=2x/t²(sendo x a distancia total percorrida e t o tempo total durante o percurso)

Obtendo: a´=1,67 . 2/1,18² :. a´=2,3(aproximadamente).

 

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)