Trabalho Individual da 3ª Certificação – A Física no Jogo de Búzios

 

Bruno Cesar – nº 4 – Tª 106

Um dos principais e mais emocionantes métodos para se aprender Fisica é jogando Búzios (ou fazendo exercícios), e por isso explicarei como acontece  esse ótimo passa tempo.

Primeiro, pega-se as dezesseis conchas que são usadas nesse jogo e junta-se nas mãos,  e para que isso aconteça é necessário que a força execida pelo seu braço seja maior ou igual que a força peso (P=m.g) exercida pelas conchas. Depois você balança as conchas com a mão fechada, impondo outra força sobre as conchas, mas agora com uma aceleração, demonstrando a 2ª lei de Newton, Força é igual a massa vezes aceleração (Fr=m.a). Depois de balança-las solte, demonstrando  que como não existe nenhuma força vertical contrária a força peso as conchas caem na superfície que está sendo realizado o divertimento. Quando  “batem”, por exemplo, na mesa elas param de cair porque a força normal que a superficie exerce é maior que força peso das  conchas.

Então, depois disso é possivel “ler” o que as conchas, que estão distribuídas pela mesa, dizem, podendo  resolver  seu exercicio de Fisica.

Trivial.

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.