Usinas Hidreletricas

Lucas de Oliveira . Turma ; 2102
  n° : 19

Em uma tarde de domingo enquanto eu assistia televisão, e procurava algo de bom e interessante para assistir, me deparei repentinamente com um documentario do canal Discovery Channel que falava sobre as Usinas Hidrelétricas.
Com esse documentário vi que após a construção de uma barragem, a água do rio é represada e então conduzida por dutos que fazem a água chegar até as turbinas com uma força muito grande, capaz de girar as pás que estão ligadas por eixos a geradores, os quais também se movimentam de modo a produzir a corrente elétrica.

Com base nos estudos de fisica que obtive no colégio, pude observar que na Usina Hidrelétrica a energia potencial da água armazenada em uma represa se transforma em energia cinética durante sua queda pela tubulação. Essa energia é usada para fazer girar uma turbina e seu movimento de rotação é transmitido ao gerador, produzindo corrente elétrica, depois esta energia ainda precisa passar pela subestação elevadora para que, transformada em alta tensão, possa ser transportada a grandes distâncias e assim chegar as nossas casas .

(Professor não estou conseguindo postar o video logo segue ao lado o link do video, obrigado)   http://www.youtube.com/watch?v=iYPMZamqSH4 

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)