Roteiro Projeto Bebedouro

Colégio Pedro II – Campus Centro

Disciplina: Física           Ano:2015      turma.:1203

Alunas: Deborah Patrício       n.:04

Letícia Rezende

Rayssa Soares

Roteiro para Trabalho

Objetivo: Ter noção da teoria para facilitar a prática e estimar o módulo de velocidade da saída um jato d’água em um bebedouro, sem grandes dificuldades.

Itens necessários para a estimativa:

  • Régua (30cm)

  • Transferidor (180º)

Para conseguir o objetivo precisaremos usar duas equações, que será evidenciado o porquê da utilização delas a seguir.

Processos

É necessário a utilização do transferidor para saber o ângulo em que o jato d’água é disparado em relação à horizontal, esse ângulo deve ser medido exatamente na altura em que a água é disparada, ou seja, exatamente no ¨buraquinho¨, para não haver equívocos.

A régua será usada para medir a altura máxima (H máx) e também o alcance (A)do jato d’agua, abaixo uma representação para ter uma noção melhor;

Sem título

(imagem retirada do aprendendofisica.net)

Obs: Para facilitar o experimento o tempo não será medido.

Com isto temos as equações:

A = Vo².sen2θ/g Hmax = Vo².sen²θ/2g

A = Alcance Vo = A velocidade inicial θ = Ângulo encontrado g = Gravidade (medida fixa de valor 9,8m/s²) Hmax = Altura máxima

Usaremos as equações citadas acima para encontrarmos a velocidade de sáida do jato d’agua (velocidade inicial). As duas equações nos trarão mais segurança na resposta, uma vez que uma será usada para “conferir” a outra.

LEMBRETE : os resultados serão diferentes, porém proximos, porque os valores usados no cálculo são aproximados

Licença Creative Commons
Roteiro de aprendizagem do bebedouro- 2015 está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta entrada foi publicada em 1203, Projetos-Aprendizagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)