Colégio Pedro II – Campus Centro
Disciplina: Física Ano:2015 turma.:1203
Alunas: Deborah Patrício n.:04
Letícia Rezende
Rayssa Soares
Roteiro para Trabalho
Objetivo: Ter noção da teoria para facilitar a prática e estimar o módulo de velocidade da saída um jato d’água em um bebedouro, sem grandes dificuldades.
Itens necessários para a estimativa:
- Régua (30cm)
-
Transferidor (180º)
Para conseguir o objetivo precisaremos usar duas equações, que será evidenciado o porquê da utilização delas a seguir.
Processos
É necessário a utilização do transferidor para saber o ângulo em que o jato d’água é disparado em relação à horizontal, esse ângulo deve ser medido exatamente na altura em que a água é disparada, ou seja, exatamente no ¨buraquinho¨, para não haver equívocos.
A régua será usada para medir a altura máxima (H máx) e também o alcance (A)do jato d’agua, abaixo uma representação para ter uma noção melhor;
(imagem retirada do aprendendofisica.net)
Obs: Para facilitar o experimento o tempo não será medido.
Com isto temos as equações:
A = Vo².sen2θ/g Hmax = Vo².sen²θ/2g
A = Alcance Vo = A velocidade inicial θ = Ângulo encontrado g = Gravidade (medida fixa de valor 9,8m/s²) Hmax = Altura máxima
Usaremos as equações citadas acima para encontrarmos a velocidade de sáida do jato d’agua (velocidade inicial). As duas equações nos trarão mais segurança na resposta, uma vez que uma será usada para “conferir” a outra.
LEMBRETE : os resultados serão diferentes, porém proximos, porque os valores usados no cálculo são aproximados
Roteiro de aprendizagem do bebedouro- 2015 está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.