Projeto de Aprendizagem do Bebedouro – 1ª Certificação

Projeto de Aprendizagem do Bebedouro – 1ª Certificação
Turma: 1201 – Grupo:
André Luiz – 03
Beatriz Torreão – 04
Natasha Hermes – 25
Yasmin Passoumidis – 30

O trabalho baseia-se na descrição de um roteiro para estimar a velocidade do jato d’água do bebedouro de pressão.
Materiais necessários:
– Bebedouro de Pressão
– Transferidor de 180º
– Régua
O primeiro passo foi medir o ângulo de lançamento, mantendo a velocidade de saída o mais constante possível (movimento retilíneo uniforme). Manipulamos o transferidor de forma que ele ficasse perpendicular à saída do jato d’água, assim encontramos um ângulo de 70º.
O segundo passo foi encontrar a distância atingida pela água. Para isso utilizamos a régua e a posicionamos de forma que ficasse paralela a base e perpendicular ao bico do bebedouro, desta forma encontramos 10cm.
O terceiro passo foi determinar a altura máxima alcançada pelo jato d’água. Colocamos, então, a régua perpendicular a base do bebedouro e posicionada na altura do bico, resultando em 10cm.
OBS: É importante resaltar que a régua e o transferidor devem estar posicionados de onde sai a água, e não na base do bebedouro, ou seja, no mesmo plano do bico do bebedouro.
MEDIDAS:
Ângulo: 70º
Distância: 10cm
Altura: 10cm
Expressamos as medidas obtidas matematicamente através das fórmulas do lançamento oblíquo em que Vx = Vo . cosA e Vy = Vo . senA.
Declaramos o movimento oblíquo como o resultante entre o movimento vertical (y)  e o movimento horizontal (x).
O jato d’água realiza um movimento uniforme variado com velocidade inicial igual a V0y e aceleração da gravidade (g).
Horizontalmente, o corpo desempenha um movimento uniforme, sendo a velocidade V0x. Tendo apenas o tempo como única grandeza comum às duas equações, uma vez que o movimento ocorre de forma simultânea tanto verticalmente quanto horizontalmente
Grandezas:
θ = Ângulo
Vo = Velocidade
A = Alcance
g = Gravidade
h = Altura máxima
Por fim, basta aplicar todas as medidas consideradas nas fórmulas, e a partir de cada valor encontrado fazer uma média aritmética para encontrar o resultado final.

This entry was posted in 1201, 2015, Atividade-Alunos, CP2, Experimentos, Física, Projetos-Aprendizagem. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.