Colégio Pedro II – Campus Centro

Matéria: Física    Professor: Sérgio Lima      ano: 2014

Alunos: Caio Gentil Nascimento da Silva      nº.: 02    Turma: 2104  Série: 1º ano

João Marcos Cavalcante da Silva     nº.: 14

Leonardo Cattari Gomes de Lima    nº.:20

Leonardo Freitas Sayão                      nº.:21

 

Roteiro de Replicação do Forno Solar

Materiais necessários:

  • Tesoura
  • Cola branca
  • Fita “Durex”
  • Jornal
  • 2 (duas) caixas (sendo uma maior que a outra)
  • Pedaços de papelão (paras as abas de reflexão)
  • Papel alumínio
  • Plástico Film (ou vidro)
  • Tinta Preto-Fosco
  • Um recipiente de alumínio (que seja proporcional a caixa menor)

Etapas da montagem:

  1. Faça um corte retangular na caixa maior, de modo com que sobre espaço para que a caixa menor entre e saia com facilidade. Já na caixa menor, recorte um dos lados, deixando-a com apenas 5 (cinco) lados.
  2. Pinte a caixa menor e o recipiente de tinta preto-fosco para ajudar na retenção do calor. Espere secar.
  3. Cubra somente o fundo da caixa maior com papel alumínio. Em seguida, coloque camadas de jornal nas “paredes” laterais da caixa. Lembre-se de que a caixa menor dever sair e entrar com facilidade da caixa maior.
  4. Nessas “paredes” de jornal, cole papel alumínio.
  5. Faça 2 abas de papelão: uma aba deve ser coberta com papel alumínio (servirá como painel refletor); e a outra, corte-a na dimensão da caixa menor, em seguida, cole o papel film (ou vidro) nesse espaço retangular.
  6. Cole ou prenda essas abas nas laterais da caixa maior. Os dois painéis devem agir como tampas, ou seja, devem ser móveis para abrir ou fechar o forno.
  7. Coloque o recipiente com água dentro da caixa menor e feche o forno com a aba de plástico. A aba de reflexão deve ficar levantada (80º >grau de inclinação < 90º). Pronto o seu forno solar está pronto para ser testado!

 

Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Your post must include a link to this post.

How does this work?
Write a response on your own website and include a link to this post. Then submit your response’s URL here. Your response may appear here after moderation. To update or remove it, edit or delete your original post and submit the same URL again. Learn more about Webmentions.