No começo do trabalho não sabíamos bem que mapa fazer,ficamos em duvida sobre os mapas do Brasil e o da Argentina,e no final decidimos fazer um que abrangesse os dois,por isso optamos pelo mapa da América do Sul. Achamos melhor não escolher um mapa da Internet,pois não poderíamos modificá-lo,então desenhamos, porque o faríamos mais ”caprichado”.
Após escolhermos que mapa faríamos,olhamos em um Atlas,para termos algumas ideias de onde colocar o ponto de referencia,ou seja, aonde estaria o observador e depois de algumas mudanças fizemos um mapa tendo como referencial a cidade de Assunção,capital do Paraguai.
Quando terminamos o desenho,passamos para uma folha branca e usamos um scanner para passá-lo para o computador.Como o proposto foi fazer um mapa cinematicamente adequado para observadores do Hemisfério Sul,o sul obviamente ficaria apontado para cima,ocupando o lugar do norte em mapas eurocêntricos.
Depois de terminado o mapa,pensamos em como colocaríamos os pontos da Rosa dos Ventos e após procurarmos um pouco,na Internet e nos outros trabalhos postados no blog,conseguimos achar o local correto para os pontos cardeais.
Para concluir,entendemos que tudo é relativo,dependendo do referencial adotado pelo observador.
Grupo :
Antônio Carnevale n. 2
Júlia Marconi n.12
Lucas Vidal n.19
Mayra Bragança n.28
Turma : 2106