América do Sul Suleada

 

mapasuleadoamericadosul

No começo do trabalho não sabíamos bem que mapa fazer,ficamos em duvida sobre os mapas do Brasil e o da Argentina,e no final decidimos fazer um que abrangesse os dois,por isso optamos pelo mapa da América do Sul. Achamos melhor não escolher um mapa da Internet,pois não poderíamos modificá-lo,então desenhamos, porque o faríamos mais ”caprichado”.
Após escolhermos que mapa faríamos,olhamos em um Atlas,para termos algumas ideias de onde colocar o ponto de referencia,ou seja, aonde estaria o observador e depois de algumas mudanças fizemos um mapa tendo como referencial a cidade de Assunção,capital do Paraguai.
Quando terminamos o desenho,passamos para uma folha branca e usamos um scanner para passá-lo para o computador.Como o proposto foi fazer um mapa cinematicamente adequado para observadores do Hemisfério Sul,o sul obviamente ficaria apontado para cima,ocupando o lugar do norte em mapas eurocêntricos.
Depois de terminado o mapa,pensamos em como colocaríamos os pontos da Rosa dos Ventos e após procurarmos um pouco,na Internet e nos outros trabalhos postados no blog,conseguimos achar o local correto para os pontos cardeais.
Para concluir,entendemos que tudo é relativo,dependendo do referencial adotado pelo observador.

Grupo :
Antônio Carnevale n. 2
Júlia Marconi n.12
Lucas Vidal n.19
Mayra Bragança n.28

Turma : 2106

 

Homem negro de bigode

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Your post must include a link to this post.

How does this work?
Write a response on your own website and include a link to this post. Then submit your response’s URL here. Your response may appear here after moderation. To update or remove it, edit or delete your original post and submit the same URL again. Learn more about Webmentions.