Atividade Individual

Aluno: Paulo César – Nº 23 – Turma 2104

Situação: Durante uma viagem de carro observei na estrada um motorista utilizando um martelo de madeira para bater nos pneus de seu caminhão, curioso sobre isso, resolvi pesquisar e achar o motivo pelo qual o motorista batia nos pneus do caminhão.

Explicação: Ao bater com o martelo nos pneus o motorista exerce uma força sobre os mesmos (óbvio e ululante) e os pneus exercem uma força sobre o martelo, de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto, o motorista sentindo a reação de sua martelada sobre o pneu sabe se a pressão dos pneus está boa. Dessa forma, esse teste de pressão dos pneus é uma aplicação (mesmo que inconsciente por parte do motorista) da terceira lei de Newton, a lei de ação e reação (A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas).

Homem negro de bigode

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Your post must include a link to this post.

How does this work?
Write a response on your own website and include a link to this post. Then submit your response’s URL here. Your response may appear here after moderation. To update or remove it, edit or delete your original post and submit the same URL again. Learn more about Webmentions.