Atividade Individual

No domingo, depois de comer aquele macarrão com galinha, descanso umas 2 horas e vou para o calçadão andar de skate.
Enquanto ando de skate, lembro das aulas do professor de física e começo a perceber que estou envolvido na física no exato momento em que ando de skate.
No momento em que empurro o pé contra o chão para ganhar velocidade, acontece a 3º lei de Newton, ação e reação, pois no momento que meu pé empurra o chão para trás, o chão me empurra para frente.
Enquanto estou em cima do skate, há uma força de atrito entre o chão e o skate, pois qualquer movimento de um corpo sobre uma superfície tem atrito, no caso, o skate está em movimento sobre o chão, que na minha visão, passa por baixo do skate em uma direção contrária.
Um exemplo bem legal de um dia que eu caí: estava andando bem feliz sobre o skate, quando derrepente a roda do skate bate em uma pedra e eu vou em disparada para o chão, onde me “esborracho” todo. Neste exemplo, acontece a 1º lei de Newton, a lei da inércia, onde meu corpo só irá parar quando for aplicada uma força sobre ele, no caso, a força da gravidade.
Depois de um longo dia andando de skate, aprendi que existe física em um dos meus esportes favoritos e que a melhor maneira de aprender física é na aula e não caindo de skate. (:

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.