Forno Solar: como fazer

Colégio Pedro II – Campus Centro

Rio de janeiro, 13 de maio de 2015

Trabalho de Física 1ª série do Ensino Médio, Professor Sérgio

Alunos: Débora Lacerda de Freitas           Número: 04

Lays Mattos Bellusci Pereira        Número: 16

Lucas Torres de Reis                    Número: 17

Vitória Gabriela Gomes Mendes   Número: 31

 

 

 

Para fazer a base do trabalho, são necessárias 2 caixas; uma sendo maior que a outra para que possam ser encaixadas. E vale lembrar que tem que haver um bom espaçamento entre elas para que se possa formar uma camada de ar, que é um mau condutor de calor, resultando em um isolante térmico natural.  E, também, para maior eficácia do isolante, o espaçamento pode ser maior, deixando, assim, com que mais ar esteja presente em torno da caixa de dentro, tornando mais eficaz essa atuação. Além de podermos colocar jornal picado em tiras, bem desajeitadas, para contribuir nesta barreira.

A caixa que será posta dentro da maior é a que fica responsável por absorver o calor, e é nela que fica o recipiente que contém água para testarmos sua funcionalidade. Por isso essa caixa deve ser pintada de preto por dentro: para absorver melhor o calor. E, para evitar muita sujeira e bagunça, é importante utilizar tinta preta em spray, já que o efeito é quase instantâneo. Também é aconselhável o uso de estilete se for preciso fazer algum recorte ou algo do tipo na caixa, já que é mais bem afiado do que uma tesoura escolar.

Na hora de revestir a caixa maior com o papel alumínio, a melhor opção para colá-lo é usar cola de isopor, que, diferente da cola branca, não tem tanta água na composição, então a cola adere mais. Também é importante cortar o papel alumínio com a ajuda de outra pessoa, para o corte ser mais preciso, e lembrar de revestir o fundo da caixa, os lados internos, e a tampa do forno solar.

Quando for colocar o papel filme para cobrir o forno na hora de aquecer, é melhor que a fita crepe utilizada para prendê-lo seja larga, para facilitar o trabalho e fixar melhor

 

 

 

This entry was posted in Física. Bookmark the permalink.

One Response to Forno Solar: como fazer

  1. Boa descrição de montagem. Só faltou umas imagens para ficar mais didático. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.