GRUPO:
Bruno Pitta nº02
Eduardo Salgado nº11
Lucas Novaes nº17
Victor Veiga nº32
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
– Duas caixinhas de chá ou adoçante com a massa já estabelecida na embalagem (ambas podem ter a mesma massa, o experimento funciona da mesma maneira).
– Um carretel de fio de nylon (servirá como polia).
– Fio de nylon.
– 2 réguas.
– Tesoura, lápis ou giz (para demarcações), calculadora.
REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO:
Nosso grupo reproduzirá no laboratório de física a atividade mostrada no site (encontrar o coeficiente de atrito através de um experimento controlado, onde é fixada uma roldana na quina de uma mesa e um par de caixas é largado, como mostra a figura).
Para tanto, não precisaríamos mensurar as seguintes grandezas em momento algum: aceleração, tempo, velocidade e massa. Porém, se necessário comprovar os resultados de outra maneira (utilizando essas grandezas) necessitaremos também de um relógio com cronômetro.
INCERTEZAS:
O experimento é realizado assumindo-se que o fio seja ideal (sem massa e inextensível), assim como a roldana. Porém, sabemos que não o são – mesmo que tentemos diminuir ao máximo suas interferências elas ainda ocorrem e provocam diferença no resultado final. Também as medidas de deslocamento não são exatamente precisas, o que também altera o resultado.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/dinamica/rozamiento/dinamico1/dinamico1.htm.