Fase Teórica – Parte I – Saltos e Corrida

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2013.
Colégio Pedro II – Campus Centro
Alunos:
Ana Luiza Soares nº 04
Daniela Greco nº 08
Danielle Araújo nº 09
Lucas Macedo nº 22
Turma: 1207
Professor: Sérgio Lima
Disciplina: Física
3° Trimestre

Experimento de Física:

Para a realização do experimento, o grupo contará com alguns instrumentos que possibilitarão a obtenção de resultados. São eles:
Giz : Será utilizado para a marcação da altura máxima atingida pelo atleta no salto.
Balança: Será utilizada para pesarmos o atleta (descobrir sua massa)
Cronômetro de celular : Será utilizado para a marcação da duração da corrida (delta t).
Câmera digital: Será utilizada para gravar o experimento.
Fita métrica simples: Será utilizada para medir a distância da corrida, além da altura máxima do salto e a altura do atleta.
Papel: será utilizado para fixar na parede, numa altura onde a mão com o giz do atleta suje o papel e não a parede.
SlackLine e Bola de ginástica: esses dois objetos serão usados para uma experiência de centro de massa.

1º EXPERIMENTO – A CORRIDA:
Inicialmente nosso objetivo foi medir o centro de massa dos atletas,sim, atletas, no nosso experimento utilizaremos dois atletas, pois buscaremos encontrar o método mais eficiente, com menos erros de execução, possível.
O procedimento sob a atleta I será feito a partir da simetria de seu corpo; com o uso de uma imagem do atleta iremos usar um programa simples de computador e marcar pontos extremos estratégicos específicos para encontrar o ponto onde toda a massa do corpo estaria concentrada caso fosse uma partícula; assim tiraremos a foto e montaremos o esquema descrito.
O procedimento que será realizado com o atleta II contará com a habilidade do próprio em realizar um “passo” típico do “Break” onde equilibra-se todo o corpo sob o comprimento do cotovelo até a mão em perpendicular ao umbigo ( A exemplificação será mostrada na parte dois do trabalho).
Logo em seguida buscaremos determinar a energia cinética através da medição da fase de corrida, será determinada uma distância a percorrer (10 metros) e será cronometrado o tempo que cada atleta levará para percorrer.
Nosso objetivo é encontrar a velocidade, e por meio da equação V= D/ delta T , podemos concluí-lo.
Uma vez que a velocidade é identificada, a substituiremos na equação Ec = MV²/2 , onde a massa é referente ao peso de cada atleta. Assim encontraremos a energia cinética da fase de corrida.

2º EXPERIMENTO – O SALTO:

Para medir a energia potencial no salto, utilizaremos um anteparo e o auxílio de uma fita métrica além de uma câmera. Os atletas realizarão o salto e os alunos os filmarão. Ainda com recursos tecnológicos, pegaremos o vídeo e em câmera lenta, evidenciaremos o momento em que os atletas assumem a maior altura. Substituiremos essa medida na fórmula Ep = m.g.h , onde m é a massa, g = 9,8m/s² refere-se a gravidade e o h , o resultado encontrado no experimento, que corresponderá a altura que o centro de massa percorrerá.

OBS 1: O relatório relata o experimento, mas como requerido, escolheremos o atleta que no procedimento para achar o centro de massa for menor passivo de erros.
OBS 2: Vale informar que para uma margem de erro menor e maior eficiência de cálculos, não deve-se mover os braços no momento do salto, pois isso muda o centro de massa, o que permite com que o indivíduo permaneça mais tempo no ar, e por consequência, diminui a eficiência dos cálculos.

Referências consultadas:
Livro de Física(Helou-Gualter-Newton)- Volume 1-Ensino Médio
Aulas do Professor Sérgio Lima.

Licença Creative Commons
Fase Teórica – Parte I – Saltos e Corrida de AL.Soares,D.Greco,D.Araujo,L. Macedo é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Esta entrada foi publicada em 1207, 2-ano, 2013, CP2, Experimentos, Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)