Projeto do Forno Solar
Colégio Pedro II Campus Centro
1ºano Turma: 2105
Alunos : Alessandra Lima Mansur nº01
Maiyarah Marques nº21
Maria Julia nº23
Wesley Guimarães nº35
Matérias necessários :
– Duas caixas de papelão. Seria bom de a caixa de dentro tivesse pelo menos 38×38, pois no geral os fornos maiores aquecem mais, e a diferença entre as duas caixas não precisa ser muito grande, pode ser de 2,5cm.
– Duas folhas de papelão, sendo que uma deve ser 7,5cm maior que o forno e a outra deve ser do mesmo tamanho da menor caixa
– Um rolo de papel alumínio
– Um pote de tinta preta “não tóxica”
-Um tubo grande de cola branca
-Plástico, pode ser aquele plástico de cozinha
Modo de fazer:
1- Primeiramente nós colocamos a caixa menor dentro da caixa maior e a fechamos, assim traçamos na aba da caixa maior a medida da caixa menor e depois cortamos a parte da aba que a caixa menor ocupa.
2- Depois disso nós colamos o papel alumínio em ambas as caixas e na parte da aba da caixa maior que sobrou, também. Nessa etapa nós utilizamos pincel, porque é mais prático para espalhar a cola.
3- Para colocarmos a caixa menor dentro da caixa maior nós fizemos “pezinhos” para suportar a caixa (nós não tivemos essa ideia, uma amiga do grupo que estuda no Humaitá nos deu essa dica, porque ela achou muito prática, e realmente é). Os pezinhos nós fizemos com aquela parte da aba da caixa grande que sobrou, e também passamos alumínio em volta dos mesmos.
4 –Nessa etapa nós fizemos a tampa, que dever ser 7,5cm maior que o tamanho da maior caixa. Nós a dobramos para baixo e passamos durex e após isso nós cortamos no papelão o tamanho da caixa menor e fizemos uma abertura, como se fosse uma porta e colamos papel alumínio na mesma.
5- Após terminarmos a tampa nós pegamos a outra folha de papelão que tem o mesmo tamanho que a caixa menos e colamos papel alumínio e pintamos de preto, passamos 2mãos de tinta e demos uns retoques, a tinta não fixa muito bem no alumínio…e depois de seca nós a pusemos dentro da caixa menor
6- Para finalizar nós pusemos plástico na tampa, para cobri-la e pintamos a caixa maior de preto.
Dica1 : a tampa tem que estar com a abertura da “porta” maior do que 90º, nós pegamos um palito e pusemos atrás com durex para ficar em pé, mas muitos outros grupos puseram durex, é bem simples.
– Calculo da função T (temperatura) em função do tempo:
Nosso forno, quando testado no colégio aumentou de 18ºC para 46ºC em um intervalo de 2h15min. Logo nosso forno aumentou 28ºC em 135min.
O valor de b é 18ºC, para descobrirmos a dividimos a quantidade de graus que aumentou pelo tempo que isso ocorreu -> 28÷135 que é igual a aproximadamente 0,2.
Assim nossa função ficou :
f(t)= 0,2.t + 18
Gráfico (considerando que o aumento foi constante) :
Este roteiro é licenciado sob uma http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ =)
Não faz sentido uma funão linear para o aumento da temperatura. Nada indica que ela cresceu linearmente.