Física no cotidiano – Lançamento Oblíquo

 

Bowman
 
Todas as terças, tenho o prazer de acordar cedo para ter uma aula super produtiva no meu curso técnico de informática. Como passatempo o que me resta é buscar jogos em flash, como esse: http://www.addictinggames.com/bowman2.html
Enquanto jogava, me lembrei que tinha que fazer o trabalho de física. Então pensei: “Nossa! Como eu não tinha percebido que esse jogo utiliza conceitos físicos!”, e resolvi usá-lo no meu trabalho.
No jogo, o conceito físico mais utilizado é o estudo sobre lançamentos oblíquos. Ajustando-se a força do lançamento (e consequentemente sua velocidade inicial) e o ângulo do tiro, você deve acertar o adversário com suas flechas. Sabendo-se como se comportam os projéteis, fica mais fácil a realização de bons tiros. Por exemplo, eu sei que para alcançar uma maior distância com meu tiro, não devo ter um ângulo grande ou pequeno demais em relação à horizontal, mas sim aproximando-se de 45°, pois para ângulos muito grandes o projétil ficaria muito tempo no ar, mas teria pequeno alcance. Por outro lado, se o ângulo fosse pequeno demais, a flecha não teria tempo de voo suficiente para ganhar distância.

Igor Rocha – n° 10 – T.: 2102

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.