Lista de Exercícios sobre Vetores

Introdução

Na internete existem milhares de exercícios (com gabarito) sobre quaisquer assuntos, inclusive Vetores. Num mundo perfeito os alunos (de ensino médio) seriam gestores de suas próprias aprendizagem (PLE?) e, eles mesmos, escolheriam a quantidade e a qualidade de exercícios que fossem adequados a si, para que dominem os tópicos que estão aprendendo…

Infelizmente o mundo não é perfeito! A esmagadora maioria dos alunos ainda têm uma mentalidade da era industrial e esperam que o Professor selecione os exercícios para eles :-(

Para atender, então, essa expectativa dos alunos segue abaixo a “lista de exercícios de referência sobre VETORES” (clique para baixar e carregar no seu táblete!).

Gabarito

Gostaria de convidar os alunos da 2º série do ensino médio a entrarem na era do conhecimento e da colaboração. Para tal estou propondo o gabarito colaborativo!

Nos comentários desta entrada, qualquer aluno pode publicar a sua solução (não é a resposta, é a solução! Isto é, o desenvolvimento até chegar a resposta final!) de uma questão qualquer da lista. Na medida que as resoluções forem publicadas eu comento a resolução (caso haja algum erro!).

No final, teremos o gabarito da lista feito coletivamente pelos alunos do 2º ano, mediados pelo Professor!

Vamos ver se a tal “geração Z” existe mesmo ou é só mais uma lenda que acadêmicos e mídia gostam de propagar como “buzzword”(palavra da moda!).

Lançado o desafio!

PS: Publicar uma resolução NÃO VALE NOTA, mas vale apropriação do conhecimento que é muito mais valioso! A nota é só um câncer no nosso sistema escolar!

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em 2016, Recursos Educacionais e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas para Lista de Exercícios sobre Vetores

  1. Mariana Brum disse:

    (Questao 11)
    V= 4 / angulos = 30° e 60°
    –>Vx= V cos 60°
    –>Vx= 4. 1/2
    –>Vx=2
    Vy = V sen 60°
    Vy= 4. raiz3/2
    Vy= 2. 1,7
    Vy= 3,4

    Logo; Vx=2 Vy=3,4

    • Faltou explicitar que 30º com a vertical é análogo a 60º com a horizontal. Por isso, na resolução, foram usados cos 60º para a componente x e sen 60º para a componente y. No mais, está correta a resolução!

  2. Inahra Alves disse:

    (Questão 4) vetor a= 6 / vetor b=8 / ângulo= 90° / cos(90)=0
    R²=a²+b²+2a.b.cos(90)
    R²=6²+8²+2.6.8.0
    R²=36+64+0
    R²=100
    R=√100=10

  3. Publico abaixo um exemplo de como colocar, aqui nos comentários, uma resolução para nosso gabarito colaborativo!

    Resolução:
    Na questão 14 a) é pedido o (vetor x) obtido da soma do vetor a + vetor b + vetor d. Usando o método geométrico o vetor resultante está na figura abaixo:(coloquei a figura no flickr (www.flickr.com), mas poderia ser em qualquer lugar na web [instagram (www.instagram.com), google fotos (https://photos.google.com/?hl=pt-BR), etc], e usei a opção de compartilhar a imagem (todos esses serviços tem a opção de compartilhar a imagem. Escolha a opção que permite “embedar” a imagem numa página!). Peguei o código gerado (ctrl + c) e colei (ctrl + v) aqui nos comentários!)

    Gabarito 14 a)

    Como sabemos (?) a operação de soma vetorial é uma operação geométrica! Tem que ter o desenho dos vetores (parcelas e resultante)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.